Marcelo Panguana

Marcelo Panguana
Marcelo Panguana
AUTOR

Nasceu no mês de Março de 1951 na cidade de Lourenço Maques.

Escreve desde o momento em que conheceu as primeiras letras do alfabeto. Começou por escrever histórias para páginas e revistas culturais. A página literária Diálogo do Notícias da Beira, foi o espaço onde começou a amadurecer a sua escrita.

Em Maputo junta-se a um grupo de sonhadores no projeto “Charrua”, grupo do qual nasceram alguns dos que constituem, hoje, a nata dos melhores escritores do país. “As Vozes que Falam de Verdade” (contos -1987)” editado pela Associação dos Escritores Moçambicanos foi o seu primeiro livro. Depois seguiram “A Balada dos Deuses” (contos - 1991), “Fazedores da Alma (entrevistas - 1999)”, “O Chão das Coisas” (romance - 2004), “Os Ossos de Ngungunhana” (contos - 2006), “Como um Louco ao Fim da Tarde (2010)”, “O Filho do Planalto” (2011), “Conversas do Fim do Mundo (2012)”, “O Vagabundo da Pátria (romance -2015)” e “Os Peregrinos da Palavra (entrevistas - 2018)”.

Ganhou vários prémios, entre eles, o Prémio Literário Rui de Noronha, patrocinado pela FUNDAC na categoria de escritores consagrados, medalha de prata em concurso da Fundação Mário Marinho – ALAP e Menção Honrosa no Prémio Sonangol de Literatura com o livro “O Filho do Planalto”. Em 2018, foi homenageado por ocasião da passagem dos seus 30 anos de carreira, na IV Feira do Livro de Maputo. Também foi diretor da revista literária Proler .

Links

http://epm-celp.blogspot.com/2008/10/v-simposium-internacionalconcluses.html
Joomla Book Library, by OrdaSoft!
 

Pesquisa