Estudantes da EPM-CELP participam na campanha internacional “Caça-Asteroides” promovida pela NASA

Chegou ao fim mais uma edição da campanha Caça-Asteroides, promovida pelo IASC-NASA (International Astronomical Search Collaboration) – uma iniciativa de ciência cidadã que envolve participantes de todo o mundo, na busca e identificação de asteroides reais, com base em imagens recolhidas por telescópios espaciais. 

A Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) orgulha-se de ter participado ativamente nesta edição, através do envolvimento de quatro estudantes, que beneficiaram de um processo de formação intensiva orientado por Nunes Alfredo, membro do Clube de Astronomia “Detetives do Cosmos”. 

Durante a formação, os alunos aprenderam a utilizar ferramentas digitais avançadas, para analisar dados astronómicos, interpretar imagens captadas por telescópios e identificar objetos em movimento no espaço — com especial enfoque na deteção de possíveis asteroides. 

No final do processo, os participantes receberam certificados emitidos oficialmente pelo IASC, reconhecendo as suas competências e o contributo dado para esta missão científica global. 

Esta participação insere-se no âmbito das Iniciativas Educativas da EPM-CELP, com particular destaque para o incentivo à literacia científica, ao pensamento crítico e à exploração do Universo. Representa, também, mais um passo significativo na promoção das Ciências Espaciais em Moçambique, reforçando o compromisso da escola em proporcionar experiências educativas inovadoras e de impacto internacional. 

Nuno Ferreira

 

Eventos Próximos

 

ic acesso
ACEDER