• Do Big Bang à Civilização – história do Universo e importância da Astronomia

    Do Big Bang à Civilização foi o tema da palestra proferida pela professora doutora Joana Marques, atual investigadora no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, em Portugal, e membro do Gabinete de Astronomia para o Desenvolvimento da Língua Portuguesa da União Astronómica Internacional.  

  • “Sabes quão doente está a Humanidade?”

    A Mãos na Ciência promoveu uma palestra no auditório Carlos Paredes, no passado dia 20 de outubro, sob o tema “Sabes quão doente está a Humanidade?”, pela Professora Margarida Correia Neves.

    A docente de Imunologia e Microbiologia da Faculdade de Medicina da Universidade do Minho, investigadora do Instituto Karolinska de Estocolmo e do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e da Saúde da Universidade do Minho, tem uma longa colaboração com colegas investigadores que trabalham em Moçambique, onde se desloca com frequência.

  • 3º ano no Planetário

    Na semana de 27 a 31 de maio de 2024, todas as turmas do 3º ano da Escola Portuguesa de Moçambique, visitaram o Planetário, para assistir à “Dança da Terra e da Lua”.

    “Na semana de 27 a 31 de maio, cada uma das turmas do 3º ano visitou o Planetário durante uma hora.

  • Alunos Cozinharam com Ciência para celebrar o Dia Mundial da Água

    No passado dia 22 de março celebrou-se o Dia Mundial da Água e, à semelhança do que tinha acontecido no Dia Mundial da Ciência, foram os mais novos a comemorar esta data.

    Na Biblioteca Escolar José Craveirinha dinamizou-se mais uma atividade da  Cozinha com Ciência, dirigida aos alunos do primeiro ano, da turma D., que começaram por ouvir a leitura da história "Gota de Água", do Livro Contos da Dona Terra, recomendado pela Ciência Viva. Que bom ver a concentração das crianças!

  • Alunos exibiram soluções saudáveis com Brinquedos Científicos

    A última sexta-feira, 2 de junho, foi dedicada a experiências e demonstrações repletas de interesse científico na EPM-CELP. Criatividade, otimismo e ideias inovadoras, com soluções saudáveis para o ambiente e para o Mundo a partir da reciclagem, orientaram as apresentações de brinquedos científicos de dezenas de alunos, no Auditório Carlos Paredes. Para a edição 2022/2023, Luna Miquidade (8.ºB), António Novo (8.ºB), José Gonçalves (9.ºA) e Hassan Safieddine/Siena Cardeano (7.ºF) foram os grandes vencedores da noite que juntou ciência, reciclagem e ousadia.

    Sob o lema “Construir um Brinquedo Científico Reutilizando", este ano letivo, os alunos dos 7.º, 8.º e 9.º anos puderam imaginar, criar e partilhar o seu trabalho através da apresentação à comunidade educativa da EPM-CELP. 

    António Novo inaugurou o palco, dissipando dúvidas do público em relação à expectativa da noite. O seu trabalho, “Kart elétrico”, sugeriu a redução de emissões de ruídos e combustão. Tão complexo, quanto eficaz no seu desempenho, o brinquedo provou o engenho do seu criador e conquistou a admiração do público e do júri constituído por professores da Escola.

       

    No rol das apresentações, os brinquedos demonstraram, cada um à sua maneira, leis da física e da química na perspetiva de melhorar o mundo e o ambiente, reduzir as poluições, impulsionar a tecnologia e gerar dinamismo comercial e social. É o exemplo do “Drone Caseiro” de José Gonçalves, também vencedor desta edição. O brinquedo, construído respeitando todas as leis e teoremas da física, como a gravidade e a Lei da Ação e Reação, foi igualmente uma atração merecedora de aplausos da plateia.

    Outro momento marcante foi proporcionado por Luna Miquidade. A aluna demonstrou habilidade e criatividade na construção de um brinquedo inspirado em demonstrações de "fotografias em três dimensões". O brinquedo científico, a que atribuiu o nome de “Mini holograma”, projeta a imagem tridimensional obtida a partir da projeção da luz sobre figuras bidimensionais. O trabalho garantiu-lhe um dos lugares na cerimónia da apresentação e divulgação dos vencedores do Prémio Melhor Brinquedo 2022/2023.

    Tal ousadia e sucesso foram experimentados igualmente pelos alunos Hassan Safieddine e Siena Cardeano. A dupla projetou um “Pega Água”, brinquedo através do qual ganhou menção no pódio. Na noite “científica”, outros brinquedos comprovaram a criatividade, engenho e esperança dos nossos alunos. “Fábrica de bolhas”, de Thayrah Hamide, “Simulador de Sismos”, de Matilde Amaro, “Robô Espacial”, de Taís Pedro, são outros exemplos de criatividade conseguida.

       

    A iniciativa, dinamizada pelo projeto “Mãos na Ciência” e pelo grupo disciplinar de Ciências Físico-Químicas, envolveu, ainda, a habitual exposição, este ano excecionalmente no espaço Mãos na Ciência - CCVnE, onde os alunos visitantes experimentaram os brinquedos e ouviram a explicação dos professores. O projeto pretende aproximar os conteúdos abrangidos pelo programa da disciplina e, sempre que possível, promover o trabalho em equipa, visto poder envolver, sempre que necessário, a ajuda dos professores, encarregados de educação ou especialistas. O projeto promove, ainda, a interdisciplinaridade e o tempo de qualidade em família. 

       
  • Aula gratuita de robótica e programação

    Na próxima quinta-feira, dia 12 de setembro, entre as 11h e as 13h teremos no átrio da EPM-CELP uma demonstração de robótica e programação.

    Os alunos estão convidados a participar neste evento para ver o que se pode aprender nas aulas extracurriculares de STEM do 3º ciclo.

    Aparece e vem experimentar!

    "STEM na EPM 23/24"

    Mãos na Ciência

  • Brinquedos Científicos

    Está patente, no átrio principal da EPM-CELP, a exposição dos Brinquedos Científicos, que já vai na sua 11.ª edição.

    Este ano integra um expositor, informativo, de robótica e programação que se apresenta como uma valência no curriculum dos alunos.

    No início de cada ano letivo, os alunos do 3.º ciclo são convidados, pelos professores de Ciências Físico-Químicas, a construir um brinquedo científico, partindo de um tema do seu interesse no âmbito da Física ou da Química.

    Esta exposição, além de dar a conhecer os brinquedos realizados em 2023/24, é um convite à participação dos alunos-cientistas, em 24/25.

                                                                                                   Equipa Mãos na Ciência

  • Brinquedos Científicos expostos no átrio da EPM-CELP

    Decorre, no átrio principal da EPM-CELP, a exposição dos Brinquedos Científicos, atividade que celebrou no passado ano letivo a sua 10ª edição. No início de cada ano letivo, os alunos do 3º ciclo são convidados, pelos professores de Físico-Química, a construir um Brinquedo Científico a partir de um qualquer Tema da Física ou da Química.

    Para além de se constituir como um instrumento de avaliação na referida disciplina, na ótica do Perfil dos alunos à saída da Escolaridade Obrigatória, esta atividade visa envolver pais e Encarregados de Educação, bem como promover a interdisciplinaridade entre a disciplina de Físico-Química, Português e Tecnologias de Informação e Comunicação.

  • Como encontrar átomos nas profundezas do universo?

    No dia 9 de fevereiro, pelas 11 horas, no auditório Carlos Paredes, o projeto Mãos na Ciência promoveu a realização da palestra “Como encontrar átomos nas profundezas do Universo?” dirigida a alunos do ensino secundário, aberta a professores e pais.

    Esta foi proferida por Yuri Damasceno, antigo aluno da EPM-CELP, mestrando Universidade do Porto, que se encontra neste momento a escrever a tese de mestrado em Astrofísica.

  • Concurso Brinquedo Científico 2023/24

    No dia 24 de maio, às 18 horas, decorreu, no Auditório Carlos Paredes, a 11ª edição do Concurso Brinquedo Científico, organizado pelo projeto “Mãos na Ciência”, no qual participaram catorze alunos do 3º CEB, que apresentaram os seus trabalhos.

    A prestação dos alunos foi avaliada por um júri, constituído por quatro professores e um membro da Associação de Pais e Encarregados de Educação da EPM-CELP que observaram critérios relativos ao brinquedo (construção, criatividade e funcionamento), à expressão oral (fluência e correção do discurso) e à postura (linguagem corporal e contactos visuais).

    Tendo em conta a qualidade dos trabalhos e a apresentação dos mesmos, foram distinguidos, os três melhores Brinquedos Científicos realizados pelos alunos Shayrah Suleimane do 9ºB, Tomás Garrido do 8ºB e Melanie Bay do 9ºB. No entanto, há que felicitar todos os participantes pelo empenho e desempenho demonstrados.

    Todos, concorrentes, pais e familiares e professores se mostraram muito orgulhosos dos participantes no concurso.

    As Mãos na Ciência agradece o empenho e o contributo dos pais para a consecução dos projetos, destaca o apoio de familiares e professores e felicita os jovens cientistas concorrentes que mostraram saber investigar, planificar, construir e comunicar ciência.

                                                                                                   Ana Paula Relvas

  • Consegues acertar no 100?

    O Dia Internacional da Matemática é celebrado no dia 14 de Março em todo o mundo. O tema deste ano foi "Brincando com a Matemática", o que nos levou a celebrar e a enaltecer os jogos matemáticos, "brincando" com a própria Matemática, explorando, experimentando e descobrindo novos caminhos e perspetivas.

  • Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento

    Na sexta-feira, dia 10 de novembro, a PLOAD (Portuguese Language Office of Astronomy for Development), o Grupo Lusófono de Astronomia para o Desenvolvimento, em parceria com o Clube de Astronomia “Detetives do Cosmos” e a Associação “Projeto Cidadão APC Moçambique”, organizou o Workshop de Astronomia e Ciência, alusivo ao Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento.

  • Dia Nacional da Cultura Científica

    No dia 24 de novembro, celebrou-se o Dia Mundial da Ciência e o Dia Nacional da Cultura Científica em Portugal.  Como Escola Portuguesa, não poderíamos, e nem quereríamos, deixar de comemorar esta data. Assim, o projeto Mãos na Ciência assinalou este dia dinamizando uma sessão da atividade Cozinha com Ciência, na Biblioteca Escolar José Craveirinha, sua parceira.

  • EPM-CELP e Stemmoz assinam parceria para Ciência e Tecnologia

    A Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) e a Stemmoz Limitada assinaram, ontem, 1 de novembro, um Memorando de Entendimento visando uma cooperação nos domínios da Ciência e da Tecnologia, focada em áreas-chave como robótica, codificação, design e impressão 3D, ciência experimental e ciência espacial.

  • Início das Aulas Extracurriculares de Robótica para o 3º Ciclo

    O Projeto "Mãos na Ciência", em colaboração com a APEE da EPM-CELP, está prestes a lançar um novo curso de Robótica para alunos do 3º ciclo. A atividade ocorrerá uma vez por semana, durante 8 meses, começando em outubro, nas instalações da EPM, e será conduzida por especialistas em robótica e programação.

    Para definir a viabilidade e os custos do programa, precisamos saber quantos alunos estão interessados. No ano passado, 16 alunos participaram, com um custo mensal de 2800 meticais.

    As pré-inscrições estão abertas até 16 de setembro de 2024.

    Inscreva-se aqui: Pré-inscrição.

  • Jogatina, Joga e Atina!

    O que é que os jogos matemáticos têm a ver com a aprendizagem da Matemática?

    Então, vejamos!

    Ao longo deste ano letivo, os alunos das docentes Juliana Silva e Elisabete Oliveira tiveram oportunidade de conhecer, explorar e jogar jogos matemáticos. Alguns, desconhecidos dos alunos, como por exemplo “O Reverse”, “Jogo do 24”, “Acerta no Cem”, outros mais populares, como o “Mikado”, “Xadrez”, “Escadas e Serpentes” e o “Jogo do Galo”, estiveram disponíveis, permitindo de forma consistente e lúdica, trabalhar competências em diversas áreas de desenvolvimento, tais como: a linguagem, a leitura e a compreensão do vocabulário, a capacidade de análise e estratégia, a atenção, concentração, e memória, o raciocínio lógico, o cálculo mental, entre outras. Muito importante nas dinâmicas entre os jogadores que competem entre si, é o fator social que também entra em jogo. Neste aspeto, foi sempre valorizada a importância de aprender e saber cumprir regras, ser capaz de esperar pela sua vez e gerir atitudes de forma saudável, promovendo o respeito pelos outros no saber perder e ganhar.

  • Margarida Correia-Neves falou sobre “A magia genética das células imunitárias”

    No dia 15 de fevereiro, os alunos da turma de Biologia do 12ºA1 tiveram uma visita especial. A Professora Doutora Margarida Correia-Neves, da Escola de Medicina da Universidade do Minho ministrou uma aula sobre imunologia do organismo humano intitulada “A magia genética das células imunitárias”.

  • O Clube de Programação e Robótica está de volta!

    O Clube de Programação e Robótica da EPM está de volta para mais um ano letivo!

    Com o Clube de Programação e Robótica queremos que te envolvas na realização de pequenos projetos que te permita compreender o básico da programação por objetos associada à robótica.

    A programação, para além de ser divertida, vai ajudar-te a desenvolver habilidades e competências importantes para o teu futuro.

  • Projeto Salvar o Planeta desenvolveu a atividade Solução-Problema

    sustentavelNo âmbito da plataforma digital "Esp@cialmente Sustentável", do Projeto Salvar o Planeta, desenvolveu-se este ano a Atividade Solução-Problema, com os alunos do 8.º e 9.º ano de escolaridade e o grupo disciplinar de Geografia (Prof.º Armindo Gonçalves e Prof.º Ivan Gujamo) e Físico-química (Prof.º Pedro Santos) e organizou-se também uma exposição fotográfica, instalada presentemente na EPM-CELP, designada por 'Africa Blues'. Moçambique em 2100: projeções da crise climática nas faces daqueles que a vivem todos os dias, em parceria com WeWorld - GVC, através da Dr.ª Sílvia Giardi e com a colaboração da YCAC (Youth Platform for Climate Action). 

    Assim, por ocasião do Dia Mundial dos Oceanos, 8 de junho, o Projeto Salvar o Planeta organizou um evento, no auditório Carlos Paredes da EPM-CELP, que se iniciou com uma Palestra sobre Acidificação dos Oceanos, com a oradora Prof.ª Doutora Daniela de Abreu, Diretora do Museu de História Natural, seguido de uma apresentação dos trabalhos da atividade Solução-Problema. Esta sessão, de duas horas, terminou com o discurso da ativista ambiental Vânia Gonçalo, da plataforma juvenil para ação climática (YCAC-MOZ).  

    A este evento assistiram algumas turmas de 7.º, 8.º, 9.º e 10.º ano de escolaridade, que puderam fazer uma votação on-line nos trabalhos apresentados. Foi um dia de aprendizagens, de como a investigação científica e a ciência no "seu todo" pode dar soluções aos problemas que o planeta apresenta. Desde ouriços do mar que gostam de águas mais ácidas e enzimas que comem plástico, apresentaram-se neste dia inúmeras soluções para os problemas ambientais de Moçambique e do Mundo. 

    A plataforma digital, Esp@cialmente Sustentável, foi desenvolvida pela equipa do Projeto Salvar o Planeta, porque acreditamos que a componente digital é uma mais-valia no processo de ensino e aprendizagem. Esta plataforma tem o intuito de fomentar práticas e intensificar a proficiência digital na comunidade escolar. Assim, em consonância com o referido, fazemos aqui um apelo à votação livre, da comunidade educativa, das atividades desenvolvidas por esta plataforma digital: 

    • o link da votação on-line da Atividade Solução-Problema, com acesso aos vídeos realizados pelos alunos do 9.º ano na disciplina de Geografia: https://forms.office.com/r/s7aQW1BHyU
    • o link da votação on-line da exposiçãofotográfica'Africa Blues'. Moçambique em 2100: projeções da crise climática nas faces daqueles que a vivem todos os dias. As fotografias tiradas foram criadas utilizando uma técnica inovadora que mergulha o visitante num futuro possível. Secas, inundações e tempestades repentinas são episódios que agora se alternam e se repetem todos os anos em Moçambique (exposição que está na EPM-CELP): https://forms.office.com/r/1v78fMQGJc . 

    Estamos certos que este evento foi uma oportunidade que os alunos tiveram de desenvolvimento cívico e social para uma sociedade justa e sustentável e que muito nos honrou contribuir.

  • Robótica: Aprender, Criar, Inovar!

    A programação e robótica são áreas cada vez mais presentes no nosso dia a dia. Com o objetivo de sensibilizar os alunos do 3º ciclo do ensino básico para a participação na atividade extracurricular na área da robótica, o projeto “Mãos na Ciência”, em parceria com a Associação de Pais e Encarregados de Educação da EPM-CELP, promoveu, no dia 13 de outubro, no Auditório Carlos Paredes, uma palestra subordinada ao tema “Iniciação à Robótica: Aprende, Cria, Inova!", que será repetida no dia 19 de outubro de modo a alargar a oportunidade de participação a mais alunos interessados nesta área.  

    Clique aqui para fazer a pré-inscrição para atividade extracurricular