A primeira atividade, do ano letivo 2023/2024, do Projeto da EPM – CELP, “Mabuko Ya Hina (Os Nossos Livros)”, foi a revisão das Maletas de Leitura do Grupo “Mabuko Ya Hina II”. Este Grupo é constituído por 10 escolas, situadas nos distritos de Maputo, Matola e Salamanga, às quais, em 2013, a EPM – CELP, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, atribuiu as referidas Maletas.
O Projeto “Mabuko Ya Hina” procede à revisão bianual das Maletas de Leitura de cada Grupo. Integrando, presentemente, cinco Grupos, nas Províncias de Maputo, Gaza, Inhambane e Sofala, este ano letivo, o processo de revisão abrange o Grupo II (Maputo, Matola e Salamanga) e o Grupo III (Chibuto).
Constitui objetivo desta iniciativa promover a realização de um trabalho articulado com as escolas, avaliando-se as práticas de gestão e dinamização das Maletas de Leitura.
Aquando do processo de revisão, a EPM – CELP oferece duas das suas publicações a cada Maleta de Leitura, contribuindo para o enriquecimento dos acervos e colmatando eventuais perdas de livros. Este ano letivo, as Maletas de Leitura do Grupo “Mabuko Ya Hina II” foram enriquecidas com as obras Romã, de Ana Queiroz; O Pátio dos Bichos, de Alberto Vergílio Vieira; Os Barqueiros do Rio Cheio, de Emília Ferreira e Poemas à Sombra da Infância, de Nick Rosário.
Como cada Maleta de Leitura possui um acervo diferente, os alunos das escolas que integram o Grupo “Mabuko Ya Hina II” terão acesso a novos livros, nos próximos dois anos letivos, que irão, certamente, incentivar a sua curiosidade e a vontade de Ler+.