• Estudantes universitários moçambicanos realizam estágios na EPM-CELP

    Cerca de 14 estudantes universitários, de diferentes cursos de licenciatura, experienciaram, pela primeira vez, o ambiente educacional, nas áreas de Psicologia Escolar e de Pré-escolar, bem como de Português, Matemática, Filosofia e Educação Física. Os estágios tiveram lugar na Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), onde, orientados por profissionais, tiveram a oportunidade de colocarem em prática os seus conhecimentos teóricos.

  • "EPM 24h" articulou disciplinas para agregar competências

    Decorreu, na EPM-CELP, nos dias 3 e 4 de novembro, a atividade EPM 24 destinada aos alunos do 9º ano de escolaridade que, devido à pandemia COVID-19, não tinham tido oportunidade de participar em várias atividades tidas como marcantes no seu percurso escolar, nomeadamente a Visita à Fortaleza de Maputo e a atividade EPM Caching.

  • "Mabuko Ya Hina" comemora Dia de África

    No âmbito das comemorações do “Dia de África”, que se assinala, anualmente, aos 25 dias do mês de maio, o Projeto Mabuko Ya Hina organizou, no passado dia 24, dois espetáculos, enquadrados nos temas do Projeto Cultural de Escola da EPM-CELP, “Cinquentenário do 25 de Abril” e “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Humanidade (ODS)”.

  • "Rainha da Paz" venceu 10.º Festival “Escolas Com Livros”

    No passado dia 03 de novembro, o Projeto da EPM-CELP “Mabuko Ya Hina (Os Nossos Livros)” encerrou as atividades do Festival “Escolas Com Livros”, comemorando a sua 10ª edição, numa cerimónia que decorreu no Auditório Carlos Paredes, da Escola Portuguesa de Moçambique - Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), e na qual estiveram presentes o Vice-Ministro da Educação e Desenvolvimento Humano, Manuel Bazo, em representação de Sua Excelência a Ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, Carmelita Namashulua, a Ministra Conselheira da Embaixada de Portugal em Moçambique, Rita Araújo, em representação de Sua Excelência o Embaixador de Portugal em Moçambique, António Costa Moura, e a Conselheira para a Cooperação da Embaixada de Portugal em Moçambique, Patrícia Pincarilho.

  • “As EPE constituem um dos eixos estruturantes da rede de ensino público português”

    A Direção da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) defendeu a convicção de que as escolas públicas portuguesas no estrangeiro constituem um dos eixos estruturantes da rede de ensino público português e preenchem um dos desígnios estratégicos da promoção da língua e da cultura portuguesas no mundo, sendo de destacar esse papel no conjunto dos países de língua oficial portuguesa.

  • “Khanimambo” refletiu com os nossos alunos sobre a solidariedade

    A Organização Não Governamental, “Khanimanbo”, realizou, na última terça-feira, 16 de abril, no auditório Carlos Paredes da EPM-CELP, uma conferência com alunos de Espanhol das turmas “A”, “B” e “C”, do 8.º ano, sobre a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com destaque para a erradicação da pobreza. O encontro foi orientado por Alexia Vieira, diretora da organização, e visou, igualmente, reportar o trabalho desenvolvido por esta na cidade de Xai-Xai, província de Gaza.

  • “Mabuko Ya Hina” arranca ano letivo com revisão de Maletas de Leitura

    A primeira atividade, do ano letivo 2023/2024, do Projeto da EPM – CELP, “Mabuko Ya Hina (Os Nossos Livros)”, foi a revisão das Maletas de Leitura do Grupo “Mabuko Ya Hina II”. Este Grupo é constituído por 10 escolas, situadas nos distritos de Maputo, Matola e Salamanga, às quais, em 2013, a EPM – CELP, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, atribuiu as referidas Maletas.

  • “Mabuko Ya Hina” comemora Mês da Literacia na EPC Ntwananu

    Porque setembro é o Mês da Literacia, o Projeto “Mabuko Ya Hina” integra, desde sempre, esta comemoração no seu Plano Anual de Atividades, no sentido de exaltar a importância da aquisição de competências básicas de leitura, escrita e cálculo, enquanto ferramentas inerentes ao direito universal à educação e à aprendizagem ao longo da vida.

    Este ano letivo, o Mês da Literacia foi comemorado no dia 28 de setembro, na Escola Primária Completa e Secundária Ntwananu, localizada na Costa do Sol, cidade de Maputo.

  • “Mabuko” comemora Dia Mundial do Livro com a inauguração de biblioteca

    O Projeto “Mabuko Ya Hina (Os Nossos Livros)”, da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), comemorou o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, no passado dia 24 de abril, com a inauguração da Biblioteca da Escola Comunitária Amizade Sem Fronteiras.

  • Alunos da EPM-CELP em estágio no CISM

    Dois alunos da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), Renato Oliveira e Rita Almeida, do 12.º ano, realizaram, em junho passado, estágios no Centro de Investigação em Saúde da Manhiça (CISM) na componente laboratorial, no âmbito do programa de estágios em vigor naquela instituição de investigação científica. No fim da formação, que durou uma semana, Renato Oliveira não escondeu a sua satisfação e concedeu, ao portal do Centro, a entrevista que se segue, publicada no Boletim Interno.

  • Alunos da EPM-CELP inteiraram-se sobre a sustentabilidade em Marracuene

    Alunos da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), integrantes do movimento ambiental Unidos Pelo Ambiente (UPA), juntaram-se, recentemente, a outros estudantes de diversas escolas primárias e secundárias de Maputo, numa visita ao Centro de Pesquisa, Treinamento e Produção Sustentável de Alimentos da Universidade Pedagógica de Maputo, no distrito de Marracuene, onde, para além da confraternização, se inteiraram sobre diversos trabalhos do centro, como a utilização de energias renováveis na agricultura, o processo de plantio e irrigação da horta até a fase da colheita.

  • Alunos de Maputo voltaram a refletir sobre problemas do Mundo

    A produção de minerais de "sangue" na República Democrática do Congo, o tráfico de drogas e de crianças, no México e na África Subsaariana, respetivamente, bem como as tensões nos conflitos armados na Somália, na região etíope de Tigré, e na faixa de Gaza, foram o cerne de debates que juntaram, recentemente, alunos de diversas escolas de Maputo, em mais uma sessão da conferência “Maputo Modelo das Nações Unidas” (MaMUN). Durante os três dias de intensas discussões e reflexões, os alunos do ensino secundário da EPM-CELP, Abdul Tembe (12.º A1), André Rego (12.º A1) e José Fernandes (12.º A2) assumiram papéis de diplomatas das Nações Unidas, demostrando competências de investigação, seleção, tratamento e interpretação de informação, bem como de argumentação perante os seus congéneres aliados e oponentes de outros países.

  • Ambiente e Oceanos inspiraram alunos do 7.º e 8.º anos

    No âmbito do Dia Mundial do Ambiente e do Dia Mundial dos Oceanos, a equipa do Projeto Salvar o Planeta realizou uma atividade, no dia 12 de junho, das 15 às 17h, para os alunos do 7.º ano e 8.º ano de escolaridade.

  • António Maló de Abreu visitou EPM-CELP e enalteceu a cooperação

    O deputado e político português, António Alberto Maló de Abreu, presidente da Comissão de Saúde da Assembleia da República de Portugal, visitou na manhã de ontem, dia 12 de outubro, a EPM-CELP, onde interagiu com membros da Comissão Administrativa Provisória (CAP). Mostrou-se satisfeito com a Escola, tanto ao nível das infraestruturas, bem como com o trabalho desenvolvido, em particular no âmbito da cooperação, em atividades lideradas pelo Mabuko Ya Hina na dinamização de maletas de leituras e criação de bibliotecas em escolas parceiras, com o sector de Publicações na aposta em autores moçambicanos e com a Ação Social Escolar na disponibilização de bolsas de estudo para alunos externos.

  • EPM-CELP apetrecha biblioteca em Mocímboa da Praia

    A Escola Portuguesa de Moçambique (EPM-CELP), no âmbito da sua missão de promoção da Língua Portuguesa, ofereceu no passado mês de maio várias centenas de livros à Biblioteca da UMODJA -Associação dos Naturais, Amigos e Simpatizantes de Mocímboa da Praia.

    O acervo doado conta com livros editados pela EPM-CELP, bem como manuais escolares dos vários anos de escolaridade e das diversas disciplinas.

  • EPM-CELP e Stemmoz assinam parceria para Ciência e Tecnologia

    A Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) e a Stemmoz Limitada assinaram, ontem, 1 de novembro, um Memorando de Entendimento visando uma cooperação nos domínios da Ciência e da Tecnologia, focada em áreas-chave como robótica, codificação, design e impressão 3D, ciência experimental e ciência espacial.

  • EPM-CELP é um dos epicentros da Semana Mundial do Turismo

    À entrada da escola, no átrio, nove mulheres pintadas de mussiro e vestidas à macua, sacodem-se, atrevidamente, em passos lentos e uniformes. No mesmo espaço, ecoam batuques que, freneticamente, guiam os passos das dançarinas, que gingam, sorriem, alegram os presentes que, também, correspondem com salvas de palmas e olhares de admiração. O átrio foi tomado pela magia da dança, da pintura, dos utensílios, das praias, os lagos, da gastronomia moçambicana, representada em cada província.

  • EPM-CELP firma parceria com a “Ethale Books APP” para distribuição dos seus livros em aplicativo digital

    A Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) e a Ethale Publishing assinaram, hoje, em Maputo, um memorando de entendimento que assegura que as obras literárias editadas pela Escola sejam distribuídas, transmitidas, incluídas num banco de dados e comercializadas no território moçambicano, através do aplicativo digital Ethale Books APP. O primeiro marco desta parceria será a distribuição da obra “Thandi”, de Mauro Brito e ilustrado por Samuel Djive.

  • EPM-CELP marcou presença na conferência JoMUN XXI

    A EPM-CELP voltou, recentemente, a marcar presença na Conferência Modelo das Nações Unidas, que se realizou em Joanesburgo, África do Sul, sob o lema “Das Margens ao Centro: Abrindo caminhos para a solidariedade num mundo polarizado”. Pela primeira vez, volvidos mais de cinco anos de representação de alunos nossos como deputados, o aluno André Rego ocupou a prestigiosa posição de Presidente de Mesa num dos comités.

  • EPM-CELP promoveu palestra sobre educação financeira para funcionários

    A Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) realizou, no dia 26 de outubro, uma palestra sobre Educação Financeira, orientada pelo Departamento de Supervisão de Conduto – Gabinete de Educação Financeira do Banco de Moçambique. Na ocasião, os funcionários não docentes tiveram a oportunidade de tirar as suas dúvidas sobre o mercado financeiro, formas de investimentos, produtos financeiros, reserva de emergência, quitação de dívidas e dicas de como economizar a médio e longo prazo.