Projeto Salvar o Planeta desenvolveu a atividade Solução-Problema

sustentavelNo âmbito da plataforma digital "Esp@cialmente Sustentável", do Projeto Salvar o Planeta, desenvolveu-se este ano a Atividade Solução-Problema, com os alunos do 8.º e 9.º ano de escolaridade e o grupo disciplinar de Geografia (Prof.º Armindo Gonçalves e Prof.º Ivan Gujamo) e Físico-química (Prof.º Pedro Santos) e organizou-se também uma exposição fotográfica, instalada presentemente na EPM-CELP, designada por 'Africa Blues'. Moçambique em 2100: projeções da crise climática nas faces daqueles que a vivem todos os dias, em parceria com WeWorld - GVC, através da Dr.ª Sílvia Giardi e com a colaboração da YCAC (Youth Platform for Climate Action). 

Assim, por ocasião do Dia Mundial dos Oceanos, 8 de junho, o Projeto Salvar o Planeta organizou um evento, no auditório Carlos Paredes da EPM-CELP, que se iniciou com uma Palestra sobre Acidificação dos Oceanos, com a oradora Prof.ª Doutora Daniela de Abreu, Diretora do Museu de História Natural, seguido de uma apresentação dos trabalhos da atividade Solução-Problema. Esta sessão, de duas horas, terminou com o discurso da ativista ambiental Vânia Gonçalo, da plataforma juvenil para ação climática (YCAC-MOZ).  

A este evento assistiram algumas turmas de 7.º, 8.º, 9.º e 10.º ano de escolaridade, que puderam fazer uma votação on-line nos trabalhos apresentados. Foi um dia de aprendizagens, de como a investigação científica e a ciência no "seu todo" pode dar soluções aos problemas que o planeta apresenta. Desde ouriços do mar que gostam de águas mais ácidas e enzimas que comem plástico, apresentaram-se neste dia inúmeras soluções para os problemas ambientais de Moçambique e do Mundo. 

A plataforma digital, Esp@cialmente Sustentável, foi desenvolvida pela equipa do Projeto Salvar o Planeta, porque acreditamos que a componente digital é uma mais-valia no processo de ensino e aprendizagem. Esta plataforma tem o intuito de fomentar práticas e intensificar a proficiência digital na comunidade escolar. Assim, em consonância com o referido, fazemos aqui um apelo à votação livre, da comunidade educativa, das atividades desenvolvidas por esta plataforma digital: 

  • o link da votação on-line da Atividade Solução-Problema, com acesso aos vídeos realizados pelos alunos do 9.º ano na disciplina de Geografia: https://forms.office.com/r/s7aQW1BHyU
  • o link da votação on-line da exposiçãofotográfica'Africa Blues'. Moçambique em 2100: projeções da crise climática nas faces daqueles que a vivem todos os dias. As fotografias tiradas foram criadas utilizando uma técnica inovadora que mergulha o visitante num futuro possível. Secas, inundações e tempestades repentinas são episódios que agora se alternam e se repetem todos os anos em Moçambique (exposição que está na EPM-CELP): https://forms.office.com/r/1v78fMQGJc . 

Estamos certos que este evento foi uma oportunidade que os alunos tiveram de desenvolvimento cívico e social para uma sociedade justa e sustentável e que muito nos honrou contribuir.

 

ic acesso

 

Micaia EPM no FB

micaia

 

Pesquisa