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No passado dia 22 de março celebrou-se o Dia Mundial da Água e, à semelhança do que tinha acontecido no Dia Mundial da Ciência, foram os mais novos a comemorar esta data.

Na Biblioteca Escolar José Craveirinha dinamizou-se mais uma atividade da  Cozinha com Ciência, dirigida aos alunos do primeiro ano, da turma D., que começaram por ouvir a leitura da história "Gota de Água", do Livro Contos da Dona Terra, recomendado pela Ciência Viva. Que bom ver a concentração das crianças!

No âmbito de uma estratégia de iniciação à investigação científica na disciplina de Química do 12º ano (Curso de Ciências e Tecnologias), o aluno Rodrigo Garrido, do 12ºA1, realizou, nas instalações do laboratório do Instituto do Coração – ICOR em Maputo, a componente experimental relativa do seu trabalho de projeto “MULTIRESISTÊNCIA BACTERIANA: um estudo sobre a influência da concentração de CO2 na resistência antimicrobiana de Staphylococcus aureus.”

Uma visita de estudo configura-se como uma estratégia pedagógica colocada ao alcance dos docentes que visa promover o desenvolvimento de competências intersociais e científicas. 

Com o objetivo de desenvolver habilidades de leitura e escrita nos alunos e professores de escolas moçambicanas, no âmbito da promoção da literacia, a Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) entregou, na manhã de ontem, 10 de abril, dezenas de livros infantojuvenis e materiais de apoio didático à Associação para o Desenvolvimento da Leitura e Escrita (ADELE). O apoio, enquadrado na missão da EPM-CELP de cooperação no domínio da Língua Portuguesa, visa, igualmente, contribuir para o intercâmbio de conhecimento e incentivar o hábito da leitura.

O Dia Internacional da Matemática é celebrado no dia 14 de Março em todo o mundo. O tema deste ano foi "Brincando com a Matemática", o que nos levou a celebrar e a enaltecer os jogos matemáticos, "brincando" com a própria Matemática, explorando, experimentando e descobrindo novos caminhos e perspetivas.

A produção de minerais de "sangue" na República Democrática do Congo, o tráfico de drogas e de crianças, no México e na África Subsaariana, respetivamente, bem como as tensões nos conflitos armados na Somália, na região etíope de Tigré, e na faixa de Gaza, foram o cerne de debates que juntaram, recentemente, alunos de diversas escolas de Maputo, em mais uma sessão da conferência “Maputo Modelo das Nações Unidas” (MaMUN). Durante os três dias de intensas discussões e reflexões, os alunos do ensino secundário da EPM-CELP, Abdul Tembe (12.º A1), André Rego (12.º A1) e José Fernandes (12.º A2) assumiram papéis de diplomatas das Nações Unidas, demostrando competências de investigação, seleção, tratamento e interpretação de informação, bem como de argumentação perante os seus congéneres aliados e oponentes de outros países.

As disciplinas lecionadas pelos docentes da Área Disciplinar de Física e Química envolvem, para além do desenvolvimento da literacia científica dos alunos, a compreensão geral e alargada das principais ideias e estruturas explicativas da Física e da Química bem como da metodologia da Ciência.

Os alunos realizam, assim, atividades laboratoriais, desenvolvendo métodos próprios do trabalho científico, desde o 7.º ano de escolaridade, durante o 3.º ciclo, e, num grau crescente de autonomia, durante o Ensino Secundário, no Curso de Ciências e Tecnologias.

A exposição que agora apresentamos. visa dar a conhecer o trabalho desenvolvido em sala de aula/Laboratório, nas aulas de Física e Química (3.º ciclo) e Física e Química-A, Física e Química (Ensino Secundário, 10.º, 11.º e 12.º anos).

Os diferentes grupos de alunos pretendem mostrar, desta forma, as aprendizagens decorrentes da articulação entre o conhecimento e o saber-fazer, associados à capacidade de pensar de forma crítica e que se materializam nas diferentes fases do trabalho laboratorial/experimental.

Venha conhecer o trabalho dos nossos futuros Cientistas!

Na última sexta-feira (22 de março), no átrio principal da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), a escritora Beatriz Leonardo lançou o seu primeiro livro, diante de familiares, amigos e conhecidos. Intitulado “A Menina Sem Rosto”, o conto, com Ilustrações da sua autoria, narra a aventurosa vida de uma menina “sem rosto”, que viveu e cresceu com ela.

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