Rostos de ex-alunas da EPM-CELP integram o livro “Raparigas na Ciência”

A Fundação Ciência Viva comemorou, a 11 de fevereiro, o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência – efeméride instituída em 2015 pela Assembleia das Nações Unidas – com o lançamento da 3.ª Edição de “Raparigas na Ciência” no Pavilhão do Conhecimento, na qual participaram Ana Reis e Ivanny Monteiro, duas ex-alunas da EPM-CELP. A dupla participou, antes, em 2024, na Mostra Nacional de Ciência, orientadas pela professora Ana Paula Silveiro.

“Em 2022, a Ciência Viva lançou o primeiro volume do livro “Raparigas na Ciência”, que deu a conhecer os rostos de estudantes que tem demonstrado interesse pelas áreas da ciência e da tecnologia. No ano letivo 2023/2024, as alunas Ana Reis e Ivanny Monteiro, que frequentaram a disciplina de Química no 12,º ano, realizaram projetos escolares de investigação científica que submetidos ao Concurso Nacional de Jovens Cientistas da Fundação da Juventude, em Portugal, foram selecionados para a Mostra Nacional de Ciência, que decorreu em Maio 2024, na cidade do Porto, tendo um desses projetos recebido uma Menção Honrosa de entre os 107 representados”, explicou a professora.

Em fevereiro deste ano, Ana Reis e Ivanny Monteiro foram escolhidos para integrarem o 3.º volume do livro, lançado no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, para assinalar o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência. “O trabalho e dedicação destas alunas que seguem agora o seu percurso académico em diferentes áreas científicas, é uma inspiração para as novas gerações de estudantes e um contributo para o reconhecimento da importância de envolver as raparigas, desde muito cedo, em projetos em áreas científicas”, concluiu Ana Paula Silveiro.

O evento deste ano pode ser visto através desta ligação: https://www.cienciaviva.pt/raparigas-na-ciencia/2025

Eventos Próximos

05 Jun. 2025
Dia Mundial do Ambiente
05 Jun. 2025
Lançamento de livro
06 Jun. 2025
Sarau de Dança
10 Jun. 2025
Dia de Portugal
13 Jun. 2025
Sarau de dança

 

ic acesso
ACEDER