Rostos de ex-alunas da EPM-CELP integram o livro “Raparigas na Ciência”

A Fundação Ciência Viva comemorou, a 11 de fevereiro, o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência – efeméride instituída em 2015 pela Assembleia das Nações Unidas – com o lançamento da 3.ª Edição de “Raparigas na Ciência” no Pavilhão do Conhecimento, na qual participaram Ana Reis e Ivanny Monteiro, duas ex-alunas da EPM-CELP. A dupla participou, antes, em 2024, na Mostra Nacional de Ciência, orientadas pela professora Ana Paula Silveiro.

“Em 2022, a Ciência Viva lançou o primeiro volume do livro “Raparigas na Ciência”, que deu a conhecer os rostos de estudantes que tem demonstrado interesse pelas áreas da ciência e da tecnologia. No ano letivo 2023/2024, as alunas Ana Reis e Ivanny Monteiro, que frequentaram a disciplina de Química no 12,º ano, realizaram projetos escolares de investigação científica que submetidos ao Concurso Nacional de Jovens Cientistas da Fundação da Juventude, em Portugal, foram selecionados para a Mostra Nacional de Ciência, que decorreu em Maio 2024, na cidade do Porto, tendo um desses projetos recebido uma Menção Honrosa de entre os 107 representados”, explicou a professora.

Em fevereiro deste ano, Ana Reis e Ivanny Monteiro foram escolhidos para integrarem o 3.º volume do livro, lançado no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, para assinalar o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência. “O trabalho e dedicação destas alunas que seguem agora o seu percurso académico em diferentes áreas científicas, é uma inspiração para as novas gerações de estudantes e um contributo para o reconhecimento da importância de envolver as raparigas, desde muito cedo, em projetos em áreas científicas”, concluiu Ana Paula Silveiro.

O evento deste ano pode ser visto através desta ligação: https://www.cienciaviva.pt/raparigas-na-ciencia/2025

Eventos Próximos

 

ic acesso
ACEDER