• "EPM 24h" articulou disciplinas para agregar competências

    Decorreu, na EPM-CELP, nos dias 3 e 4 de novembro, a atividade EPM 24 destinada aos alunos do 9º ano de escolaridade que, devido à pandemia COVID-19, não tinham tido oportunidade de participar em várias atividades tidas como marcantes no seu percurso escolar, nomeadamente a Visita à Fortaleza de Maputo e a atividade EPM Caching.

  • "Mabuko Ya Hina" comemora Dia de África

    No âmbito das comemorações do “Dia de África”, que se assinala, anualmente, aos 25 dias do mês de maio, o Projeto Mabuko Ya Hina organizou, no passado dia 24, dois espetáculos, enquadrados nos temas do Projeto Cultural de Escola da EPM-CELP, “Cinquentenário do 25 de Abril” e “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Humanidade (ODS)”.

  • “Khanimambo” refletiu com os nossos alunos sobre a solidariedade

    A Organização Não Governamental, “Khanimanbo”, realizou, na última terça-feira, 16 de abril, no auditório Carlos Paredes da EPM-CELP, uma conferência com alunos de Espanhol das turmas “A”, “B” e “C”, do 8.º ano, sobre a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com destaque para a erradicação da pobreza. O encontro foi orientado por Alexia Vieira, diretora da organização, e visou, igualmente, reportar o trabalho desenvolvido por esta na cidade de Xai-Xai, província de Gaza.

  • 1.º Sarau de Dança da EPM-CELP uniu gerações em diferentes modalidades

    saraudanca1Decorreu, nos dias 6 e 7 de junho, no Auditório Carlos Paredes da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), a 1.ª edição do Sarau de Dança que, na sua estreia, envolveu dezenas de alunos de várias de idades, nas modalidades de dança, canto, instrumentos, como piano, e ginástica performativa. A atividade, coordenada pelo Departamento de Educação Física e Desporto Escolar, teve como objetivo mostrar o trabalho que os alunos desenvolveram ao longo do ano letivo 2022/23, já a findar.

    O clima do sarau, comentou Ana Lúcia Pezarat Correia, docente e coordenadora do Departamento de Educação Física e Desporto Escolar, foi de grande entusiasmo e contou com a presença de mais de 200 pessoas em cada um dos dias. Luísa Antunes, presidente da Comissão Administrativa Provisória (CAP) da EPM-CELP, mostrou-se impressionada com as demonstrações dos alunos e garantiu que o sarau voltará a acontecer no próximo ano letivo.

    Esta atividade vem reforçar o modelo de ensino da EPM-CELP que, em cada final de ano letivo, busca colocar alunos de diferentes idades e níveis de escolaridade a apresentarem as suas aprendizagens em diferentes áreas, num clima de aprendizagens e diversão.

  • Alunos da EPM-CELP inteiraram-se sobre a sustentabilidade em Marracuene

    Alunos da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), integrantes do movimento ambiental Unidos Pelo Ambiente (UPA), juntaram-se, recentemente, a outros estudantes de diversas escolas primárias e secundárias de Maputo, numa visita ao Centro de Pesquisa, Treinamento e Produção Sustentável de Alimentos da Universidade Pedagógica de Maputo, no distrito de Marracuene, onde, para além da confraternização, se inteiraram sobre diversos trabalhos do centro, como a utilização de energias renováveis na agricultura, o processo de plantio e irrigação da horta até a fase da colheita.

  • Alunos de Maputo voltaram a refletir sobre problemas do Mundo

    A produção de minerais de "sangue" na República Democrática do Congo, o tráfico de drogas e de crianças, no México e na África Subsaariana, respetivamente, bem como as tensões nos conflitos armados na Somália, na região etíope de Tigré, e na faixa de Gaza, foram o cerne de debates que juntaram, recentemente, alunos de diversas escolas de Maputo, em mais uma sessão da conferência “Maputo Modelo das Nações Unidas” (MaMUN). Durante os três dias de intensas discussões e reflexões, os alunos do ensino secundário da EPM-CELP, Abdul Tembe (12.º A1), André Rego (12.º A1) e José Fernandes (12.º A2) assumiram papéis de diplomatas das Nações Unidas, demostrando competências de investigação, seleção, tratamento e interpretação de informação, bem como de argumentação perante os seus congéneres aliados e oponentes de outros países.

  • Alunos do 12.º A1 estudaram a importância dos mangais

    No âmbito da disciplina de Biologia, os alunos Ana Reis, Carolina Franco, Sebastião Esteves e Tiago Macedo, do 12º A1, realizaram, recentemente, um projeto anual que incidiu sobre o “O sal, os mangais e a comunidade local”.

    O quarteto de alunos selecionou, voluntariamente, esta temática de trabalho de acordo com os seus interesses e preocupações. Especificamente, o trabalho desenvolvido adveio da importância dos mangais como ecossistemas vitais para a manutenção da biodiversidade e da urgência que os membros integrantes deste projeto sentiram de conservação e de minimizar a destruição dos mesmos.

  • Alunos mostraram talento e emoção no Baía Mall

    Duas turmas do 1.º ciclo do ensino básico (uma do 3º ano e outra do 4º ano) da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) conferiram, na terça-feira, dia 23 de fevereiro, um novo colorido aos corredores do Baía Mall, na cidade de Maputo. A convite deste Centro Comercial, no âmbito dos festejos do carnaval, os alunos marcharam, receberam presentes, confraternizaram e contagiaram a todos com a alegria e divertimento das suas fantasias.

  • Alunos palestraram sobre a Incidência do Diabetes e Alimentação Saudável

    Nos passados dias 20 e 21 do corrente mês, no âmbito de um projeto anual desenvolvido na disciplina de Biologia de 12º ano, e da sua aplicação a nível da Feira de Saúde, os alunos Fábio Afonso, Gabriela Campos, Margarida Santos, Matilde Silva e Rodrigo Garrido, do 12ºA1, realizaram duas palestras intituladas “A Incidência do Diabetes em Moçambique – Importância de uma Alimentação Saudável”, dirigida aos funcionários e aos alunos do 6º ano, respetivamente.

  • Celebração do Dia Internacional da Família na EPM-CELP

    No passado dia 15 de maio, o departamento de Educação Pré-Escolar da EPM-CELP assinalou o Dia Internacional da Família com uma celebração conjunta que envolveu as crianças e respetivas famílias.

    O departamento proporcionou um conjunto de atividades dinâmicas e divertidas divididas por quatro estações: pintura, fotografia, jogos e dança. No final, as crianças cantaram, em conjunto, uma canção dedicada às famílias, junto ao auditório Carlos Paredes.

  • EPM-CELP marcou presença na conferência JoMUN XXI

    A EPM-CELP voltou, recentemente, a marcar presença na Conferência Modelo das Nações Unidas, que se realizou em Joanesburgo, África do Sul, sob o lema “Das Margens ao Centro: Abrindo caminhos para a solidariedade num mundo polarizado”. Pela primeira vez, volvidos mais de cinco anos de representação de alunos nossos como deputados, o aluno André Rego ocupou a prestigiosa posição de Presidente de Mesa num dos comités.

  • EPM-CELP marcou presença no Dia Digital / Dia da Democracia

    A Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) participou, no dia 18 de abril, no “Dia Digital / Dia da Democracia”, evento do Centro de Formação da Associação de Escolas de Basto, com as Escolas e Agrupamentos associados a este centro, a Escola Portuguesa de Cabo Verde e o Colégio Português de Luanda.

  • EPM-CELP participa na Cerimónia de Entrega do Selo “Escola Ghandi”

    No dia 19 de setembro, tivemos a agradável surpresa de receber uma notificação para a EPM-CELP estar presente na Cerimónia de Entrega do Selo “Escola Ghandi” associado ao prémio Gandhi de Educação Para a Cidadania. A entrega dos prémios terá lugar no próximo dia 3 de outubro, pelas 15 horas, no auditório da Comunidade Hindu, em Lisboa e a EPM-CELP far-se-á representar pela Presidente da CAP.

    O projeto premiado “O Xingnufu” consiste numa história criada e ilustrada por 78 crianças de quatro grupos da Educação pré-Escolar da EPM-CELP (grupos A, B, C e E), orientados pelas educadoras Ana Isabel Carvalho; Susana Gonçalves, Rosalina Nicau e Tânia Menino, usando a técnica Kamishibai plurilingue ou teatro de imagens.

    Através deste projeto coletivo, promoveu-se o espírito cooperativo, a sensibilização e integração da diversidade de línguas existentes na nossa comunidade educativa, bem como o trabalho das diversas áreas de conteúdo incluindo as expressões. Algumas das personagens desta história nasceram a partir de outros projetos desenvolvidos no decurso do ano letivo 2023/2024.

    Com as comemorações dos 50 anos do 25 de abril, simbolizando a Liberdade, foram construídos Pássaros reutilizando-se diversos materiais e técnicas. Os animais selvagens (leão, elefante e girafa), igualmente construídos com materiais reciclados e inspirados na exposição “Enferrujados”, patente na nossa escola, no âmbito da comemoração do seu aniversário e da educação para a sustentabilidade, surgem na história como proposta para a reutilização de materiais, vulgarmente chamados de lixo. As crianças deram nova vida ao lixo e com ele criaram verdadeiras obras de arte.

    Partilhamos aqui o link para o visionamento da história.

     

    https://youtu.be/cANbus6eM18?si=YAuEOlAjOjrZbgBH

  • EPM-CELP realiza “Nós, por exemplo” para encarregados de educação

    No dia 21 de novembro, terça-feira, pelas 17:30 horas, vai iniciar-se o projeto “Nós, por exemplo”.

    Este projeto mensal, destinado a pais e encarregados de educação, procura criar um espaço para ouvir desabafos e dificuldades, partilhar estratégias e ideias.

    As sessões terão um limite de 20 pais por sessão, com lista de inscrições. Grupos pequenos criam um ambiente mais acolhedor e de maior confiança.

  • EPM-CELP vai encerrar amanhã devido às eleições autárquicas

    Informa-se que a EPM-CELP estará encerrada amanhã (11 de outubro) devido à realização de eleições autárquicas, conforme tolerância de ponto prevista na Alínea a), do Artigo 6, do Decreto-Lei 7/2015, de 3 de junho,  publicado no Boletim da República de Moçambique.

  • EPM-CELP visita Assembleia da República

    Na passada quinta-feira, dia 16 de novembro, os alunos do 10º C/C1 e do 11º C tiveram a oportunidade de visitar a Assembleia da República de Moçambique, no âmbito das disciplinas de Português, História A e MACS, acompanhados pelos respetivos professores.

  • EPM-CELP voltou a limpar a praia entre o Marítimo e o Baía Mall

    As atividades associadas ao “World CleanUp Day 2024” que tinham sido adiadas, em Maputo, devido ao mau tempo, ocorreram no passado sábado, dia 28 de setembro.

  • EPM–CELP entrega de produtos de higiene íntima ao Clube da Rapariga do PNG

    Na passada quinta-feira, dia 30, do mês de novembro, a EPM–CELP procedeu à entrega de duas caixas com centenas de pensos higiénicos reutilizáveis ao Clube da Rapariga do Parque Nacional da Gorongosa, a fim de serem distribuídos pela população local.

  • Mural Ubuntu

    Numa colaboração com o Clube Ubuntu, nós os alunos do 12ºA3, com a supervisão do Professor Adriano Mesquita, criámos um mural inspirado nos cinco pilares em que a filosofia Ubuntu assenta: empatia, resiliência, serviço, autoconhecimento, autoconfiança.

    Agora que partimos rumo a uma nova jornada, este é o legado que, com grande carinho, deixamos à nossa querida casa amarela que nos acolheu nestes longos anos de aprendizagem.

    Eu sou porque tu és! UBUNTU!

    (Alunos do 12º A3 do ano 2023/2024)