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O Magnífico Reitor da Universidade Pedagógica de Maputo (UP), Jorge Ferrão, esclareceu, na terça-feira, que os problemas enfrentados no Sistema de Ensino Público de Moçambique estão aliados às políticas de massificação da educação, adotadas, em 2020, através da famosa Declaração de Dakar, que defende a Educação Para Todos (EPT) para cada cidadão e cada sociedade.

A expansão das escolas portuguesas no estrangeiro, através de novas construções e respetivos polos, a consolidação das relações entre os países e a promoção da Língua Portuguesa no mundo, são algumas das várias pretensões colocadas nos dois primeiros dias do III Encontro das Escolas Portuguesas no Estrangeiro, que decorre em Maputo sob o lema “Construindo Pontes Rumo à Democracia Cultural – Desafios e Oportunidades das EPE”. Nestes encontros, para além de se ressaltar a importância da promoção e difusão da língua portuguesa, discutir-se-ão os desafios atuais das escolas face ao desenvolvimento tecnológico e às mudanças globais dos dias de hoje.

A Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) participou, no dia 18 de abril, no “Dia Digital / Dia da Democracia”, evento do Centro de Formação da Associação de Escolas de Basto, com as Escolas e Agrupamentos associados a este centro, a Escola Portuguesa de Cabo Verde e o Colégio Português de Luanda.

As jogadoras das categorias de Sub 14 e Sub 12, dirigidas pelo Professor Custódio Malenda, constituíram duas equipas e superiorizaram-se relativamente às suas congéneres da American International School of Mozambique, vencendo os jogos respetivamente por 2:0 e 2:1. Os jogos realizaram-se nas instalações da AISM.

Um pássaro e duas asas gigantes coladas logo na entrada do novo refeitório, junto ao portão 4, transmitem, para além da arte engenhosa, significados diversos que enaltecem o 25 de Abril. Asas Para Liberdade, como ousadamente chamam as obras de arte que, ontem, 23 de abril, foram inauguradas, no recinto da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), foram feitas por mais de uma centena de crianças de cinco salas do Pré-escolar por ocasião das celebrações dos 50 anos do 25 de Abril, Dia da Liberdade, que amanhã se comemora.

No dia 18 de Abril, as turmas B e C do 11º ano apresentaram, perante um júri, no auditório Carlos Paredes, os trabalhos realizados na disciplina de Geografia, no âmbito do projeto "Nós Propomos", que engloba alunos do ensino secundário das escolas em Portugal e escolas de currículo português espalhadas por vários pontos do mundo.

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