Notícias

No âmbito da disciplina de Biologia, os alunos Ana Reis, Carolina Franco, Sebastião Esteves e Tiago Macedo, do 12º A1, realizaram, recentemente, um projeto anual que incidiu sobre o “O sal, os mangais e a comunidade local”.

O quarteto de alunos selecionou, voluntariamente, esta temática de trabalho de acordo com os seus interesses e preocupações. Especificamente, o trabalho desenvolvido adveio da importância dos mangais como ecossistemas vitais para a manutenção da biodiversidade e da urgência que os membros integrantes deste projeto sentiram de conservação e de minimizar a destruição dos mesmos.

O que é que os jogos matemáticos têm a ver com a aprendizagem da Matemática?

Então, vejamos!

Ao longo deste ano letivo, os alunos das docentes Juliana Silva e Elisabete Oliveira tiveram oportunidade de conhecer, explorar e jogar jogos matemáticos. Alguns, desconhecidos dos alunos, como por exemplo “O Reverse”, “Jogo do 24”, “Acerta no Cem”, outros mais populares, como o “Mikado”, “Xadrez”, “Escadas e Serpentes” e o “Jogo do Galo”, estiveram disponíveis, permitindo de forma consistente e lúdica, trabalhar competências em diversas áreas de desenvolvimento, tais como: a linguagem, a leitura e a compreensão do vocabulário, a capacidade de análise e estratégia, a atenção, concentração, e memória, o raciocínio lógico, o cálculo mental, entre outras.

Nos passados dias 20 e 21 do corrente mês, no âmbito de um projeto anual desenvolvido na disciplina de Biologia de 12º ano, e da sua aplicação a nível da Feira de Saúde, os alunos Fábio Afonso, Gabriela Campos, Margarida Santos, Matilde Silva e Rodrigo Garrido, do 12ºA1, realizaram duas palestras intituladas “A Incidência do Diabetes em Moçambique – Importância de uma Alimentação Saudável”, dirigida aos funcionários e aos alunos do 6º ano, respetivamente.

Teve lugar no dia 18 de maio a primeira apresentação Crianças Mindfulness, na EPM-CELP.

Este projeto de articulação entre a pré F, pré G e pré H tem como objetivo principal o desenvolvimento de competências ao nível físico (flexibilidade, coordenação, equilíbrio e força), mental (atenção e concentração) e emocional (autoestima e confiança).

Numa colaboração com o Clube Ubuntu, nós os alunos do 12ºA3, com a supervisão do Professor Adriano Mesquita, criámos um mural inspirado nos cinco pilares em que a filosofia Ubuntu assenta: empatia, resiliência, serviço, autoconhecimento, autoconfiança.

Agora que partimos rumo a uma nova jornada, este é o legado que, com grande carinho, deixamos à nossa querida casa amarela que nos acolheu nestes longos anos de aprendizagem.

Eu sou porque tu és! UBUNTU!

(Alunos do 12º A3 do ano 2023/2024)

No âmbito das comemorações do “Dia de África”, que se assinala, anualmente, aos 25 dias do mês de maio, o Projeto Mabuko Ya Hina organizou, no passado dia 24, dois espetáculos, enquadrados nos temas do Projeto Cultural de Escola da EPM-CELP, “Cinquentenário do 25 de Abril” e “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Humanidade (ODS)”.

No âmbito do projeto PEBI, os alunos dos grupos G e H do Pré-Escolar da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa apresentaram, na passada quinta-feira, 23 de maio, no auditório Carlos Paredes, a dramatização do picturebook “Monkey Puzzle” da autora Julia Donaldson seguida da canção “Walking in the Jungle”, no qual os mais pequenos representaram e cantaram em inglês.

Este foi um momento mágico e divertido, bastante elogiado pelos familiares das crianças que reconheceram o trabalho desenvolvido ao longo deste ano letivo no projeto bilingue.

Cerca de 60 alunos, dos quais 59 da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), foram submetidos, nos dias 17 e 18 de maio, a exames para obtenção do Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira (DELE), nos níveis Escolar A2/B1 e B2. Nas provas, cinquenta e quatro estudantes da nossa Escola concorreram para o Nível Escolar A2/B1 Escolar, e cinco para o Nível B2.

Eventos Próximos

Sem eventos

 

ic acesso
ACEDER