Entre os dias 22 e 27 de setembro , comemorou-se, em Moçambique, na cidade de Maputo e na nossa escola, a Semana Mundial do Turismo, que encerrou no Dia Mundial do Turismo, data que nos convida a refletir sobre o papel deste setor na sociedade dos dias de hoje.
Este ano, o tema escolhido pela ONU Turismo (nova designação da Organização Mundial do Turismo, das Nações Unidas), foi “Turismo e Paz”.
O tema visa apelar à reflexão, face ao cenário mundial atual, marcado por conflitos de natureza diversa e ressaltar o papel do turismo na abertura de caminhos para a paz, evidenciando a sua capacidade de dirimir diferenças, aproximando povos, culturas e incentivando à partilha de valores, como nos diz Sandra Macedo, responsável pelas atividades dinamizadas pelos alunos do Curso Profissional de Técnico de Turismo da EPM-CELP e Diretora do Curso.
As atividades começaram na 2ª feira, dia 23 de setembro, no Auditório Carlos Paredes, da Escola Portuguesa de Moçambique, com uma palestra destinada aos alunos do Curso Profissional de Técnico de Turismo, dos 11.º e 12.º anos.
Na 3ª feira, dia 24 de setembro, pela manhã, os alunos do Curso Profissional de Técnico de Turismo iniciaram um conjunto de atividades, por si planeadas, tendo dinamizado uma corrida de sacos e um concurso de mímica, que tiveram como público alvo os alunos do 1º ciclo. Nesse mesmo dia, encontrava-se previsto um torneio de Futsal, cujos destinatários seriam os alunos do ensino secundário, o qual foi adiado por razões logísticas.
Na 5ª feira, dia 26 de setembro, os alunos deste curso implementaram as atividades TikTok Trend e Karaoke show, que envolveram os alunos do 7.º E e do 8.º A.
Na 6ª feira, dia 27 de setembro, celebrou-se o Dia Mundial do Turismo. Neste dia, tiveram lugar , no auditório Carlos Paredes, demonstrações de bebidas, promovidas por instituições relacionadas com o setor do turismo. Neste momento de partilha, que captou a atenção dos presentes, foi possível aprender um pouco sobre vinhos, café, preparação de cocktails sem álcool e sobre a arte de preparar a mesa, segundo as regras da hotelaria e restauração e de bem servir. No período da tarde de 6ª feira, decorreu o encerramento da Semana Mundial do Turismo, que teve início com uma visita a alguns pontos da Escola.
A referida visita foi realizada pelos alunos do Curso Profissional de Técnico de Turismo, os quais orientaram uma comitiva, composta por elementos dos Serviços de Promoção das Atividades Económicas da Cidade de Maputo, encarregados de educação, professores e membros da Comissão Administrativa Provisória, a locais estrategicamente selecionados.
A visita em questão cumpriu o propósito de dar a conhecer a escola e o seu património, àqueles que se fizeram presentes no evento do encerramento, bem como serviu, igualmente, como ocasião para que os alunos pudessem colocar em prática as competências associadas à atividade de guia turístico.
No âmbito da visita guiada, os alunos apresentaram aos convidados presentes a exposição temporária, por si planeada e implementada, com a colaboração dos seus professores e de elementos dos diversos setores da Escola. No átrio principal, os alunos presentearam os convidados com uma atuação musical, orientada pela professora Leandra Reis, e para terminar a semana, ofereceram aos convidados um lanche preparado com a colaboração dos seus colegas, técnicos e professores de Educação Especial, o qual foi servido pelos próprios alunos.
A implementação das atividades, postas em prática ao longo da semana que passou, constituiu momentos de aprendizagem, de partilha de afetos e de espírito colaborativo, de grande riqueza para os alunos e para aqueles que aceitaram o repto de embarcar nesta viagem que conciliou o Turismo e a Paz.
O feedback dos alunos, dos encarregados de educação e do grupo de profissionais (externos) da área do Turismo, que se associou à EPM-CELP, por ocasião do encerramento da semana, foi muito positivo. A interação com os profissionais, internos e externos à EPM-CELP, e a partilha de informação contribuíram para o desenvolvimento e para a consolidação de competências chave nos alunos.