• "Mabuko Ya Hina" comemora Dia de África

    No âmbito das comemorações do “Dia de África”, que se assinala, anualmente, aos 25 dias do mês de maio, o Projeto Mabuko Ya Hina organizou, no passado dia 24, dois espetáculos, enquadrados nos temas do Projeto Cultural de Escola da EPM-CELP, “Cinquentenário do 25 de Abril” e “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Humanidade (ODS)”.

  • “As EPE constituem um dos eixos estruturantes da rede de ensino público português”

    A Direção da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) defendeu a convicção de que as escolas públicas portuguesas no estrangeiro constituem um dos eixos estruturantes da rede de ensino público português e preenchem um dos desígnios estratégicos da promoção da língua e da cultura portuguesas no mundo, sendo de destacar esse papel no conjunto dos países de língua oficial portuguesa.

  • “Ninguém tem verdadeira consciência do presente se não for conhecedor da História”

    O Embaixador de Portugal em Moçambique, António Costa Moura, acredita que é preciso que Moçambique e Portugal abordem a sua História e as efemérides mais marcantes do seu passado com um olhar positivo e construtivo, extraindo de cada momento dessa História aquilo que nos pode projetar para um futuro próspero e de paz. “A História é muito importante. Ninguém tem uma verdadeira consciência do presente se não for conhecedor da mesma. A História deve ser ensinada, e a História deve ser aprendida”, afirmou o diplomata português durante a entrevista concedida ao programa Xirico, da Rádio e TV EPM, a propósito das celebrações dos 32 anos do Acordo Geral de Paz, assinado, em Roma, a 4 de outubro de 1992, por Joaquim Chissano, então Presidente de Moçambique, e Afonso Dhlakama, líder da Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO).

  • A EPM-CELP está de luto

    Na passada sexta feira o nosso querido aluno finalista do 12º ano, Frederico Fortes, perdeu a vida num trágico acidente de viação. Incrédulos e em choque com a brutalidade da notícia, sentimos ter perdido um dos nossos meninos, que nesta casa cresceu e se preparava para deixar rumo a um futuro que, afinal, não se cumpriu. Na nossa memória fica a imagem do seu sorriso luminoso, da sua alegria contagiante e do respeito, carinho e amizade que nutria por todos e por cada um de nós, colegas, amigos, professores e funcionários. À família enlutada associamo-nos na dor desta perda devastadora, esperando que possa encontrar algum conforto na fé e na esperança de um dia reencontrar o seu/nosso Fred.

    A direção da CAP.

  • Alunos da EPM-CELP realizaram provas para obtenção do DELE

    Cerca de 60 alunos, dos quais 59 da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), foram submetidos, nos dias 17 e 18 de maio, a exames para obtenção do Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira (DELE), nos níveis Escolar A2/B1 e B2. Nas provas, cinquenta e quatro estudantes da nossa Escola concorreram para o Nível Escolar A2/B1 Escolar, e cinco para o Nível B2.

  • Bem vindos à EPM-CELP para o ano letivo de 2024/25!

    Cara comunidade, 

    Bem vindos à EPM-CELP para  o ano letivo de 2024/25!

    Este  novo ano traz-nos novos desafios, pois estamos a viver um período de transição no Ministério da Educação Ciência e Inovação, o que se repercute no nosso funcionamento. Temos também, neste arranque do ano escolar, o Polo da EPM-CELP na Beira, com o seu calendário ajustado ao da escola-sede e com as contingências de uma fase inicial de um projeto que aspiramos que venha a ser de grande sucesso. 

  • Candidatura de novos alunos AL 2024/2025

    Alerta-se os pais e encarregados de educação que se encontram abertas as candidaturas de novos alunos, para o ano letivo de 2024/2025, no período compreendido entre 02 de maio e 12 de maio de 2023.

    Mais abaixo está disponível o Boletim de Candidatura de Novos Alunos que deverá ser preenchido, datado, assinado e enviado por e-mail (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.).

    As candidaturas só serão válidas com a entrega do Boletim de Candidatura AL24_25 bem como a cópia do cartão de identificação (Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade) do candidato.

    As candidaturas são analisadas com os dados apresentados, não sendo possível alterar os mesmos após emissão das Listas de Admissão, dia 7 de junho. Caso as informações prestadas no Boletim de Candidatura não se revelem verdadeiras, a candidatura será automaticamente anulada.

    Na impossibilidade de utilização de meio eletrónico de comunicação, os interessados deverão dirigir-se aos Serviços de Administração Escolar (secretaria), nos dias úteis entre o dia 2 de maio e 10 de maio, das 08h00 às 12h00 e das 14h00-16h00.

    Por último, informamos que os critérios para o preenchimento de vaga no Pré-Escolar, 1º/2º/3º Ciclos e Secundário, são os que constam na legislação portuguesa em vigor, Despacho Normativo n.º 6/2018, artigo 5º (Matrículas), e no Regulamento Interno da EPM-CELP, no ponto 2.6.1. (Admissão de alunos).

  • Celebração do Dia Internacional da Família na EPM-CELP

    No passado dia 15 de maio, o departamento de Educação Pré-Escolar da EPM-CELP assinalou o Dia Internacional da Família com uma celebração conjunta que envolveu as crianças e respetivas famílias.

    O departamento proporcionou um conjunto de atividades dinâmicas e divertidas divididas por quatro estações: pintura, fotografia, jogos e dança. No final, as crianças cantaram, em conjunto, uma canção dedicada às famílias, junto ao auditório Carlos Paredes.

  • Concerto de Professores no Hotel Cardoso

    Hoje, dia 26 de junho, realiza-se o concerto de professores da Masterclass 2024, numa sala do Hotel Cardoso.

    O espetáculo terá início pelas 18:00 horas.

    Será certamente um momento de muita qualidade musical.

  • Dia da Restauração da Independência de Portugal: EPM-CELP encerra amanhã

    Portugal comemora amanhã, 1 de dezembro, o Dia da Restauração da Independência, ocorrido em 1640 e que marcou o fim do domínio espanhol.A Dinastia Filipina começou em 1580, na sequência da crise dinástica provocada pelo desaparecimento do rei D. Sebastião na batalha de Alcácer-Quibir, no Norte de África. Há 379 anos o Duque de Bragança foi proclamado Rei de Portugal, com o título de D. João IV. A data é comemorada anualmente em Portugal com feriado nacional.

  • EPM-CELP celebra 24 anos com exposições “Vidas e Vivências” e “Enferrujados”

     flamingo 3  Ensinando

    Por ocasião do seu 24º aniversário, a EPM-CELP traz de novo para o palco das comemorações a preocupação cívica e pedagógica de sensibilização para as grandes questões e desafios do mundo em que vivemos: a sustentabilidade ambiental e social, a paz, em suma, o desenvolvimento equilibrado das comunidades num planeta ameaçado e que nos cumpre defender.

  • EPM-CELP inaugura Polo da Beira

    Foi, hoje, inaugurado o Polo da Beira da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), na presença do Secretário do Estado de Educação de Portugal, António Oliveira Leite, do Embaixador de Portugal em Maputo, António Costa Moura, do Cônsul de Portugal na Beira, Bernardino Azevedo, da Diretora-Geral da DGAE, Susana Castanheira Lopes, da Diretora de Serviços de Ensino e das Escolas Portuguesas no Estrangeiro, Paula Teixeira, da presidente da Comissão Administrativa Provisória da EPM-CELP, Luísa Antunes, e de representantes das autoridades moçambicanas.

  • EPM-CELP participa na Cerimónia de Entrega do Selo “Escola Ghandi”

    No dia 19 de setembro, tivemos a agradável surpresa de receber uma notificação para a EPM-CELP estar presente na Cerimónia de Entrega do Selo “Escola Ghandi” associado ao prémio Gandhi de Educação Para a Cidadania. A entrega dos prémios terá lugar no próximo dia 3 de outubro, pelas 15 horas, no auditório da Comunidade Hindu, em Lisboa e a EPM-CELP far-se-á representar pela Presidente da CAP.

    O projeto premiado “O Xingnufu” consiste numa história criada e ilustrada por 78 crianças de quatro grupos da Educação pré-Escolar da EPM-CELP (grupos A, B, C e E), orientados pelas educadoras Ana Isabel Carvalho; Susana Gonçalves, Rosalina Nicau e Tânia Menino, usando a técnica Kamishibai plurilingue ou teatro de imagens.

    Através deste projeto coletivo, promoveu-se o espírito cooperativo, a sensibilização e integração da diversidade de línguas existentes na nossa comunidade educativa, bem como o trabalho das diversas áreas de conteúdo incluindo as expressões. Algumas das personagens desta história nasceram a partir de outros projetos desenvolvidos no decurso do ano letivo 2023/2024.

    Com as comemorações dos 50 anos do 25 de abril, simbolizando a Liberdade, foram construídos Pássaros reutilizando-se diversos materiais e técnicas. Os animais selvagens (leão, elefante e girafa), igualmente construídos com materiais reciclados e inspirados na exposição “Enferrujados”, patente na nossa escola, no âmbito da comemoração do seu aniversário e da educação para a sustentabilidade, surgem na história como proposta para a reutilização de materiais, vulgarmente chamados de lixo. As crianças deram nova vida ao lixo e com ele criaram verdadeiras obras de arte.

    Partilhamos aqui o link para o visionamento da história.

     

    https://youtu.be/cANbus6eM18?si=YAuEOlAjOjrZbgBH

  • EPM-CELP voltou a limpar a praia entre o Marítimo e o Baía Mall

    As atividades associadas ao “World CleanUp Day 2024” que tinham sido adiadas, em Maputo, devido ao mau tempo, ocorreram no passado sábado, dia 28 de setembro.

  • Expandir as EPE e promover a Língua Portuguesa

    Terminou, na passada quarta-feira, o III Encontro das Escolas Portuguesas no Estrangeiro, que decorreu em Maputo, entre 5 a 8 de maio, na Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), juntando 17 dirigentes de escolas portuguesas, entre públicas e privadas, de Timor-Leste, Angola, Moçambique, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

  • Jorge Ferrão e o estado da Educação em Moçambique

    O Magnífico Reitor da Universidade Pedagógica de Maputo (UP), Jorge Ferrão, esclareceu, na terça-feira, que os problemas enfrentados no Sistema de Ensino Público de Moçambique estão aliados às políticas de massificação da educação, adotadas, em 2020, através da famosa Declaração de Dakar, que defende a Educação Para Todos (EPT) para cada cidadão e cada sociedade.

  • Listas de alunos admitidos para AL 2024/2025

    Informamos que as listas dos novos alunos admitidos, para o próximo ano letivo de 2024/2025 já estão constituídas e publicadas na nossa página oficial na internet (clicar no link) situadas no separador “Matrículas” do espaço informativo dos Serviços de Administração Escolar.

  • Listas provisórias do concurso extraordinário de vinculação de docentes às EPERP

    No âmbito do Concurso Externo Extraordinário de vinculação de docentes às EPERP, e em conformidade com o n.º 2 do artigo 11.º Decreto-Lei n.º 139-B/2023, de 29 de dezembro, tornam-se públicas as listas provisórias de admissão e exclusão ao concurso referentes à Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa.

    Mais informamos que o período de reclamação das listas decorrerá entre as 10 horas de dia 28 de maio e as 18 horas de dia 4 de junho de 2024 (hora de Portugal continental).

    Lista provisória de admissão ao concurso referente à Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa.

    Lista provisória de exclusão ao concurso referente à Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa.

  • Masterclass 2024 da EPM-CELP homenageou a música portuguesa

    O concerto de coro e orquestra que marca o final da 19 ª Masterclass esteve à altura da história desta atividade com uma já longa tradição na EPM-CELP. No dia 30 de junho, dezenas de alunos, professores e convidados, proporcionaram a toda a comunidade educativa e ao público em geral uma digníssima homenagem à Música Portuguesa.