BEJC
Cozinha com Ciência é uma atividade da Biblioteca Escolar José Craveirinha (BJEC) em articulação com o projeto "Mãos na Ciência" para os alunos dos primeiro e segundo ciclos, juntando a leitura e a ciência.
[2025/MAR] A Menina Gotinha de Água
História A Menina Gotinha de Água
Realizado março/2025
Efeméride Dia Mundial da água
Experiência Recriação de uma nuvem
Turma 2ºB
[2024/NOV] Monstros Terríveis (mas não muito) e A Grande Bagunça
História "Monstros Terríveis (mas não muito)" e "A Grande Bagunça"
Realizado novembro/2024
Efeméride Dia Nacional da Cultura Científica
Experiência Pega-monstros
Turma 1ºF
[2024/MAR] Gota de Água
História "Gota de Água"
Realizado março/2024
Efeméride Semana da Leitura /Dia Mundial da água
Experiência Ciclo e estados físicos da água
Turma 3ºC
[2023/NOV] Fogo que arde e não se vê
História “Fogo que arde e não se vê”
Realizado novembro/2023
Efeméride Dia Nacional da Cultura Científica
Experiência Vulcão em erupção
Turma 1ºD
PNA / PCE
Desenvolvimento de diversas atividades pontuais em parceria com O Plano Nacional das Artes / Projeto Cultural da Escola (PNA / PCE) em articulação com o projeto "Mãos na Ciência“, utilizando os recursos físicos e humanos para aliar a Arte às Ciências.
Alquimia das Artes
Onde a Arte encontra a Ciência!
A Alquimia das Artes é um espaço dedicado à expressão criativa e à exploração científica. Aqui, as Artes Visuais, a Educação Visual e a Educação Tecnológica encontram-se com a experimentação e a descoberta. Este será um local de exposições temporárias dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos, promovendo a interdisciplinaridade entre Arte e Ciência. Cada exposição revelará novas formas de ver e compreender o mundo através da criatividade e do pensamento científico. Vem descobrir e inspirar-te!
Local: Corredor das Mãos na Ciência
Cantos do Cosmos [dezembro/24 a junho/25]
Poemas de Luís Vaz de Camões recitados pelos alunos, intercalados com músicas de Carlos Paredes, interpretadas instrumentalmente e/ou cantadas.
Iniciativa integrada no PCE 2024/2025 – Expressões da Nossa Identidade.
Mesa Cultural [dezembro/23]
Instalação sonora imersiva alusiva à celebração de Natal.
Os alunos foram desafiados a encontrar uma forma de decorar a escola alusiva à temática de Natal (cubos). Nesse sentido, foi decidido construir uma "árvore de Natal" com cubos feitos de palhinhas, pendurada ao contrário no teto.
Iniciativa integrada no Projeto turma de EVT do 6º ano
Ciência na EPM24H [novembro/23]
Os alunos do 9.º ano têm a oportunidade, em pequenos grupos, de percorrer diferentes espaços, onde, num formato de concurso, aliam a brincadeira ao conhecimento.
- Sala de Jogos Matemáticos – Aprendem a jogar Gatos e Cães, um jogo matemático de tabuleiro.
- Sala Crime Scene – Analisam pistas biológicas, tecidos e órgãos para identificar elementos relacionados com um cadáver.
- Sala do Equilíbrio – Descobrem o centro de gravidade em diversas montagens construídas pelos próprios alunos e exploram equilíbrios em posições de ioga.
Esta iniciativa integra-se nas atividades da Coordenação do 3.º ciclo.
Projetos Científicos
Desde 2016 que a nossa escola concorre com projetos científicos desenvolvidos pelos alunos em concursos de ciência, nomeadamente:
“Ciência na Escola” promovido pela Fundação Ilídio Pinho e apoiado pela Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares
“Concurso de Jovens Cientistas” promovido pela Fundação da Juventude
Estas atividades têm como principais objetivos motivar os alunos para a aprendizagem das ciências e tecnologia e estimular o interesse dos alunos pelas ciências através do apoio a projetos inovadores”.
2024
Ooho! Bubbles e a sua implementação em países tropicais
Título do Projeto Ooho! Bubbles e a sua implementação em países tropicais.
Coordenação Ana Paula Silveiro
Alunos Ana Reis, do 12º ano
Resumo Fabrico de bolhas de água comestíveis através da aplicação da técnica de esferificação entre alginato de sódio e lactato de cálcio, com vista à substituição de garrafas plásticas em Moçambique e determinação da temperatura de rutura e investigação acerca da acidificação da camada de contenção na resistência das bolhas à temperatura ambiente.
Da análise dos resultados, concluiu-se que as temperaturas de rutura de bolhas acidificadas são superiores às das bolhas não acidificadas, e que qualquer uma das temperaturas de rutura registadas é superior à temperatura média diurna mais elevada em Moçambique, em 2022.
As bolhas submersas em água resistiriam às temperaturas de Moçambique, podendo ser conservadas se nas devidas condições.
Prémio Menção Honrosa Concurso Nacional para Jovens Cientistas e Investigadores
Staphylococcus aureus: um estudo sobre a influência da concentração (...)
Título do Projeto Staphylococcus aureus: um estudo sobre a influência da concentração de CO2 na resistência antimicrobiana de um agente patogénico mortal!.
Coordenação Ana Paula Silveiro
Alunos Rodrigo Garrido, do 12º ano
Resumo Estudo da influência do atual aumento da concentração de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera no desenvolvimento de resistência antimicrobiana por Staphylococcus aureus, a espécie bacteriana mais resistente em todo o mundo.
No laboratório do Instituto do Coração – ICOR, em Maputo, Moçambique, mediram-se as concentrações mínimas de inibição (CMI) de cepas previamente incubadas em diferentes concentrações de CO2 ao longo de 4 gerações, a fim de averiguar a existência de alterações no perfil de resistência a vários antibióticos.
Verificaram-se alterações da CMI, ao longo das 4 gerações, em 6 antibióticos distintos: benzilpenicilina, ciprofloxacina, moxifloxacina, linezolide, vancomicina e trimetoprima/sulfametoxazol.
Os resultados evidenciaram claramente a repercussão da concentração de CO2 a que as cepas são submetidas durante a incubação na alteração da CMI.
Prémio Menção Honrosa no Concurso da Mostra Nacional de Ciência
Os colírios nos olhos de Moçambique
Título do Projeto Os colírios nos olhos de Moçambique
Coordenação Ana Paula Silveiro
Alunos Ivanny Monteiro, do 12º ano
Resumo Este trabalho pretende explicar o impacto do uso de colírios armazenados em condições não padronizadas no desenvolvimento e crescimento colónias de microrganismos.
O importante na conduta deste trabalho, é compreender como é que as condições não padronizadas de armazenamento de colírios, mais comercializados, afetam o crescimento de populações de microrganismos nos olhos da população moçambicana.
A partir da vertente prática, deste projeto, foi possível enumerar algumas condições específicas de armazenamento de colírios que afetam o crescimento de bactérias nos olhos.
Prémio Presença no Concurso da Mostra Nacional de Ciência
Erosão revelada: Investigando as forças modeladoras da natureza (...)
Título do Projeto Erosão revelada: Investigando as forças modeladoras da natureza nas praias da Costa do Sol
Coordenação José Tomé
Alunos Felizbela Rohomodja e Fernanda Mutemba, do 11º ano de BG
Resumo O projeto consistiu no estudo da erosão de uma pequena porção do litoral da Costa do Sol, em Maputo, entre os anos de 2020 e 2024. Foram interpretadas e analisadas várias imagens de satélite em SNAP, referentes aos picos de marés altas e baixas. As imagens de alta resolução do satélite Sentinel-2, da Agência Espacial Europeia (ESA), foram obtidas no site Copernicus e permitiram uma análise detalhada das mudanças na costa ao longo do tempo. Os resultados evidenciaram a existência de erosão, não é uniforme ao longo da Costa do Sol. Foi possível concluir que há um recuo da linha de costa ao longo da Costa do Sol, o que põe em risco infraestruturas e habitações.
Prémio Submetido à 33ª Edição do Concurso Nacional de Jovens Cientistas e Investigadores e pré-selecionado para a 18ª Mostra Nacional de Ciência
2022
Macaneta: Um paraíso de aves pronto a ser descoberto!
Título do Projeto Macaneta: Um paraíso de aves pronto a ser descoberto!
Coordenação José Tomé
Alunos Ana Reis, Carolina Franco e Gabriel Pimentel, do 11º ano de BG
Resumo Este trabalho teve como objetivo provar que a Macaneta, tem uma riqueza avifaunística que justifica a sua classificação como área protegida. No decurso das saídas de campo, alunos amadores na identificação de avaes identificaram positivamente 111 espécies de aves, pelo que se concluiu que esta zona tem uma elevada biodiversidade avifaunística.
Prémio Menção Honrosa no Concurso da Mostra Nacional de Ciência
MICROPLÁSTICOS - Um desafio da atualidade
Título do Projeto MICROPLÁSTICOS - Um desafio da atualidade
Coordenação José Tomé
Alunos Ana Reis, Fábio Afonso, do 10º ano de BG
Resumo Este trabalho teve como objetivo estudar a problemática dos microplásticos, para o qual ainda não se encontrou uma solução definitiva, devido à excessiva necessidade humana face a este material, por fazer parte da constituição de quase todos os bens de consumo humanos. A presença cumulativa nos oceanos, e segundo os estudos recentes, nos diversos órgãos do corpo humano. Por não se conhecerem os seus impactos a fundo, são cada vez mais as iniciativas, que apelam a todos os cidadãos para a redução, reutilização e reciclagem destes poluentes, esperando que não seja tarde de mais para os combater.
Prémio Selecionado para a Mostra Nacional de Ciência
2021
Seleção e armazenamento de vegetais - Xima enriquecida: um novo (...)
Título do Projeto Seleção e armazenamento de vegetais - Xima enriquecida: um novo conceito alimentar
Coordenação Sónia Pereira em colaboração com o Centro de Ciência Viva (CCVnE), a Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e a Reserva Especial de Maputo
Alunos Turma do 12ºano de química
Resumo O trabalho, que teve como objetivo a resolução de um problema de nutrição agravado pela pandemia, envolveu a montagem da uma estufa de desidratação comunitária, desenvolvida em parceria com um grupo de investigação da Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal da UEM.Depois de provar a nova xima, a líder comunitária Salimina comentou: “Esta xima, anima. E se faz com que as nossas crianças cresçam melhor… vamos querer fazer.”
Ver vídeo: “Xima enriquecida” 2021
Prémio Presente na Conferência Europeia Escolas Abertas para Sociedades Abertas (OSOS)
2019
FISHFERT – Biofertilizante a partir de vísceras de peixe
Título do Projeto FISHFERT – Biofertilizante a partir de vísceras de peixe
Coordenação Carlos Oliveira
Alunos Raissa Omargee, Luana Rossini e Diogo Serra, do 12º ano
Resumo As vísceras foram recolhidas no mercado do peixe. Bem lavadas para retirar o sal. Foram desidratadas na estufa e reduzidas a pó num moinho de café. Fizeram-se diversas diluições em água que foram aplicadas em feijão. Comparou-se com o desenvolvimento com fertilizante químico.
Prémio Menção Honrosa no Concurso da Mostra Nacional de Ciência
2018
Suplemento de Oringa - Packs nutritivos no Programa de Educação da (...)
Título do ProjetoSuplemento de Oringa - Packs nutritivos no Programa de Educação da Rapariga no Parque Nacional da Gorongosa
Coordenação Margarida Duarte
Alunos Olívia Rocha, Keval Ramniclal e Aaminah Rassid, do 12º ano
Resumo O projeto teve como objetivo melhorar as condições de saúde de uma população específica do Parque Nacional de Gorongosa (PNG), fazendo jus ao tema “A ciência na escola ao serviço do desenvolvimento e da humanização”. Através da desidratação de ovo e de moringa, ricos em iodo e vitamina A, os alunos criaram um suplemento alimentar para amenizar deficiências nutricionais que existem em Moçambique, nomeadamente nas comunidades rurais da Gorongosa.
Prémio Prémio Especial na Mostra de Ciência do Prémio Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola”. A distinção valeu 3000€.
Prémio Menção Honrosa no Concurso da Mostra Nacional de Ciência
2017
Bioplástico a partir do amido da mandioca
Título do ProjetoBioplástico a partir do amido da mandioca
Coordenação Margarida Duarte
Alunos Beatriz Amado, Francisco Aguiar e Rushali Sacarlal, do 12º ano
Resumo O projeto destacou-se pela produção de bioplástico a partir de amido de mandioca, apresentando uma solução biodegradável, ecológica e até comestível, degrando-se 6.000 vezes mais rapidamente do que o plástico convencional.
Prémio 3º lugar no Concurso da Mostra Nacional de Ciência, arrecadando um valor pecuniário de 750 euros
Casca de Ovo no Combate ao Raquitismo em Moçambique
Título do Projeto Casca de Ovo no Combate ao Raquitismo em Moçambique
Coordenação Margarida Duarte
Alunos Yash Jahit, Edgar Faria e Rahil Sacarlai, do 12º ano
Resumo O projeto consistiu na criação de um suplemento alimentar à base de casca de ovo, com o objetivo de combater o raquitismo, especialmente em contextos de malnutrição severa, como em Moçambique. A casca de ovo, rica em cálcio bio disponível, foi transformada em pastilhas que podiam ser facilmente incorporadas na alimentação, sem alterar o sabor dos alimentos
Prémio Prémio especial (categoria PALOP) no Concurso “Ciência na Escola” da Fundação Ilídio Pinho, arrecadando um valor pecuniário de 3000 euros
Quantificação espetrofotométrica do flavonoide quercetina na casca (...)
Título do Projeto Quantificação espetrofotométrica do flavonoide quercetina na casca de cebola roxa
Coordenação Margarida Duarte
Alunos Raquel Gouveia, Xénia Grachane e Jessica Caupers, do 12º ano
Resumo O objetivo é dosear o flavonoide de quercetina que está presente na cebola roxa e provar que pode substituir o consumo de cebola branca por cebola roxa. Entre os benefícios da utilização do flavonoide de quercetina na casca de cebola roxa estão a diminuição do stress oxidativo e do risco de doenças cardiovasculares, o controlo da asma e a diminuição do risco de cancro, entre outros.
Prémio Apresentado no Concurso da Mostra Nacional de Ciência de 2017
2016
SDS – Solar Destillation System
Título do Projeto SDS – Solar Destillation System
Coordenação José Tomé
Alunos Manuel Louro, Ricardo Teixeira e Ricardo Melo, do 12º ano
Resumo Este projeto teve como objetivo a produção de um sistema de purificação de água, com recurso à energia solar, passível de ser instalado em povoações sem fornecimento de energia elétrica.
Prémio Menção Honrosa no Concurso Jovens Cientistas de 2016
Jardim Vertical
Título do Projeto Jardim Vertical
Coordenação Fátima Amorim
Alunos Turma do 8ºano
Resumo Este projeto propõe a valorização de um espaço da escola através da construção de um jardim vertical com a integração de elementos que permitam a exploração pedagógica, com enfoque na educação ambiental.
Prémio Passou à 2ª fase no concurso da 13ª edição “Ciência na Escola” da Fundação Ilídio Pinho em 2016
Viagem pelo sistema digestivo
Título do Projeto Viagem pelo sistema digestivo
Coordenação Ana Catarina Carvalho
Alunos Todos do pré-escolar
Resumo Este projeto visou construir uma estrutura 3D que simulava este sistema do corpo humano
Prémio Passou à 2ª fase no concurso da 13ª edição “Ciência na Escola” da Fundação Ilídio Pinho em 2016
Gubuta a Thinsuna, evita a malária!
Título do Projeto Gubuta a Thinsuna, evita a malária!
Coordenação Ana Isabel Carvalho
Alunos Turma do 6ºano
Resumo Neste projeto pesquisou-se plantas nativas de Moçambique com capacidade de repelir os mosquitos, criou-se um viveiro e produziu-se repelentes a partir dessas plantas. Ver o portefólio do concurso.
Prémio 1º Lugar do primeiro escalão no concurso da 13ª edição “Ciência na Escola” da Fundação Ilídio Pinho em 2016
Science Film Festival
Em parceria com o Plano Nacional de Cinema e o Centro Cultural Moçambicano Alemão e partindo de uma seleção de curtas e longas-metragens de cariz científico e criativo com vista a sensibilizar os alunos para temas pertinentes e atuais como Sustentabilidade, Cidadania, Ciência e Espírito Criativo.
O “Science Film Festival” é uma celebração da comunicação científica no Sudeste e Sul da Ásia, América do Sul, África e Oriente Médio. O Science Film Festival apresenta questões científicas de forma acessível e divertida para um público amplo e demonstra que a ciência pode ser divertida.
PLOAD
As Mãos na Ciência colaboram com este organismo participando das reuniões mensais, para promover e divulgar atividades relacionadas com a Astronomia, em Moçambique.
Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento - novembro /23