É um projeto inovador da nossa escola que convida os alunos/visitantes a explorarem o fascinante mundo da astronomia. O programa inclui visitas ao planetário, onde poderemos conhecer melhor o cosmos, e a utilização dos dois telescópios da escola, permitindo-nos observar o céu noturno com detalhe. Para os mais curiosos, o Clube do Caça Asteroides oferece a oportunidade de participar em atividades de deteção e estudo destes corpos celestes. Além disso, o projeto destaca-se pelo uso do Pêndulo Mundial, um dispositivo que nos ajuda a determinar a aceleração gravítica no nosso local, enriquecendo o conhecimento científico dos participantes.
Planetário
Temas abordados no planetário:
- O Universo
- Nascimento e morte das estrelas
- Asteroides, meteoritos e meteoros
- O sistema solar
- As fases da lua
- Os movimentos dos planetas
- Compreender os elementos do clima
- Eclipses
- …
Para visitas exteriores à escola
Entre em contacto por email para o endereço
Nº máximo de 25 visitantes por sessão (50 minutos)
Telescópios
As observações com os telescópios, realizadas tanto dentro como fora da escola, proporcionam aos alunos a oportunidade de explorar o universo de forma prática e envolvente.
Clube Caça Asteróides
É uma iniciativa que permite aos alunos envolverem-se ativamente na deteção e estudo de asteroides.
Através de software especializado e em colaboração com projetos internacionais de ciência cidadã, nomeadamente a International Astronomical Search Collaboration (IASC) da NASA - os alunos podem identificar e monitorizar objetos próximos da Terra, contribuindo para a pesquisa científica real.
Além de desenvolverem competências em astronomia e informática, os alunos têm a oportunidade de aprender sobre a importância da observação de asteroides para a segurança planetária, tornando-se verdadeiros exploradores do espaço.
O clube incentiva o espírito de investigação e o trabalho em equipa, despertando o interesse pela ciência.
A imagem acima representa a trajetória do asteroide 2021 TK43 descoberto pelos Detetives do Espaço – clube amador de astronomia de Moçambique.
Pêndulo Mundial
É uma experiência remota do e-lab que permite determinar a aceleração da gravidade exatamente onde estamos e para perceber “Porque se foguetões do equador?”. O e-lab desenvolveu este projeto que envolve escolas da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa). É um projeto em parceria com o Instituto Superior Técnico de Lisboa.
Os pêndulos estão colocados em várias latitudes e alguns deles poderão ser operados remotamente, por qualquer pessoa, através da internet, como é o caso do pêndulo da EPM.