É um projeto inovador da nossa escola que convida os alunos/visitantes a explorarem o fascinante mundo da astronomia. O programa inclui visitas ao planetário, onde poderemos conhecer melhor o cosmos, e a utilização dos dois telescópios da escola, permitindo-nos observar o céu noturno com detalhe. Para os mais curiosos, o Clube do Caça Asteroides oferece a oportunidade de participar em atividades de deteção e estudo destes corpos celestes. Além disso, o projeto destaca-se pelo uso do Pêndulo Mundial, um dispositivo que nos ajuda a determinar a aceleração gravítica no nosso local, enriquecendo o conhecimento científico dos participantes.
Planetário

Temas abordados no planetário:
- O Universo
- Nascimento e morte das estrelas
- Asteroides, meteoritos e meteoros
- O sistema solar
- As fases da lua
- Os movimentos dos planetas
- Compreender os elementos do clima
- Eclipses
- …
Para visitas exteriores à escola
Entre em contacto por email para o endereço
Nº máximo de 25 visitantes por sessão (50 minutos)
Céu em 360º
Nesta secção partilhamos os filmes imersivos em 360º cedidos pelo Planetário do Porto, no âmbito de um memorando de entendimento celebrado com a Escola Portuguesa de Moçambique. Estas produções permitem explorar o Universo de forma envolvente, oferecendo uma experiência de observação e aprendizagem que nos transporta até aos confins do cosmos.
O céu dos Lusíadas
Resumo Uma fascinante aventura pela mente fascinante de Luís Vaz de Camões e pelo Cosmos neste incrível filme imersivo para planetário. Exploremos a obra épica do poeta enquanto descobrimos as conexões com os conhecimentos de Astronomia na época. Numa experiência única, mergulhamos nas histórias que inspiraram seus versos e testemunhamos a beleza do céu noturno que ele com certeza tanto admirava.
Ao longo da viagem, recorrendo a trechos d’Os Lusíadas declamados pelo "próprio Camões", o visitante é ainda exposto às inúmeras referências astronómicas presentes na obra e ainda às efemérides astronómicas que terão marcado a vida do autor, como a passagem do cometa Halley, ou o eclipse do Sol por altura do seu nascimento.
Duração 40min
Público Alvo Recomendado a partir de 12 anos
Ficha Técnica Ver PDF
O espantoso telescópio
Resumo Enquanto participam numa sessão de observação de céu noturno, dois estudantes adolescentes aprendem como o telescópio contribuiu para compreendermos o lugar que ocupamos no espaço e de que forma os telescópios continuam a expandir o nosso conhecimento acerca do Universo. Eles conversam com uma astrónoma que os esclarece acerca da história do telescópio, como estes instrumentos funcionam e como os astrónomos os utilizam para explorar os mistérios do universo.
Enquanto observam através do telescópio, os estudantes, em conjunto com os visitantes do planetário, aprendem acerca das descobertas de Galileu, Huygens, Newton, Hubble e outros.
Duração 23min
Público Alvo Recomendado a partir de 6 anos
Ficha Técnica Ver PDF
Vitor à descoberta do Sistema Solar
Resumo Para o Vítor este é um dia muito especial. Ele e os seus colegas da escola vão fazer uma visita de estudo ao planetário. Será uma boa oportunidade para compreender melhor o Sistema Solar, o céu noturno, e como podemos usar as estrelas para nos orientarmos.
Nesta animação imersiva Vítor à descoberta do Sistema Solar, a primeira produção digital do e para o Planetário do Porto – CCV, o Vitor e os visitantes fazem uma viagem à descoberta do Sistema Solar: ficam a conhecer melhor o nosso Sol, exploram todos os planetas principais, e ainda encontram os planetas anões e restantes corpos de pequena dimensão como cometas e asteróides.
Duração 22min
Público Alvo Recomendado a partir de 6 anos
Ficha Técnica Ver PDF
Há formas no espaço
ResumoEra uma vez uma pizza e uma bola! Ambos redondos, mas muito diferentes. Apesar de serem grandes amigos, tinham a mania que eram importantes. Tão importantes que o Sistema Solar lhes tinha pedido emprestado as suas formas, para construir o Sol, os planetas e todos os astros que no céu moram.
Contudo, não podiam estar mais enganados!
«Há formas no espaço» é um filme de animação imersivo (fulldome) produzido pelo Planetário do Porto – Centro Ciência Viva, a pensar nos mais novos. Vamos fazer uma viagem pelo Sistema Solar e explorar a forma dos astros. As crianças ajudarão a estabelecer o rumo da nossa "nave espacial". Vamos todos à descoberta das formas no espaço!
Duração 23min
Público Alvo Recomendado para a faixa etária dos 3 aos 7 anos de idade
Ficha Técnica Ver PDF
Vitor e Sofia vão à Lua
Resumo Neste filme imersivo 360°, produzido inteiramente pelo e para o Planetário do Porto – Centro Ciência Viva, vais perceber que andar com a cabeça na Lua até pode ter as suas vantagens!
O Vítor e a Sofia foram com o pai ao parque, para ver um Eclipse Total do Sol. Depois do Eclipse, os três decidiram dormir uma sesta à sombra de uma árvore, até que a Sofia acorda o Vítor, para juntos partirem numa fascinante aventura até à Lua.
Estás pronto para ires com eles? Calça as tuas botas, veste o teu fato espacial… e não te esqueças do protetor solar!
Sai da plataforma de lançamento de foguetões do Parque da Cidade (do Porto) e viaja por este universo da imaginação.
Duração 18min
Público Alvo Recomendado para a faixa etária dos 6 aos 12 anos de idade
Ficha Técnica Ver PDF
CHEOPS: Olá Universo
Resumo Nesta curta metragem imersiva fulldome somos guiados pelo próprio observatório espacial CHEOPS, que nos fala um pouco da história da deteção de exoplanetas – planetas que orbitam à volta de outras estrelas – e do grande envolvimento que Portugal, através do IA, tem nesta área. Explica-nos também os principais métodos de deteção e quais as principais características dos exoplanetas conhecidos até hoje.
Esta sessão é uma produção original do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e Planetário do Porto – Centro Ciência Viva.
Duração 11 min e 40 seg
Público Alvo Recomendado a partir de 8 anos
Ficha Técnica Ver PDF
Luzes na escuridão
Resumo O a luz está a invadir as cidades e alterar a forma como olhamos as estrelas. Qual o impacto da iluminação pública nas nossas vidas e como está a afetar a qualidade no nosso céu noturno?
Duração 40min
Público Alvo Recomendado a partir de 12 anos
Ficha Técnica Ver PDF
Telescópios
As observações com os telescópios, realizadas tanto dentro como fora da escola, proporcionam aos alunos a oportunidade de explorar o universo de forma prática e envolvente.

Clube Caça Asteróides

É uma iniciativa que permite aos alunos envolverem-se ativamente na deteção e estudo de asteroides.
Através de software especializado e em colaboração com projetos internacionais de ciência cidadã, nomeadamente a International Astronomical Search Collaboration (IASC) da NASA - os alunos podem identificar e monitorizar objetos próximos da Terra, contribuindo para a pesquisa científica real.
Além de desenvolverem competências em astronomia e informática, os alunos têm a oportunidade de aprender sobre a importância da observação de asteroides para a segurança planetária, tornando-se verdadeiros exploradores do espaço.
O clube incentiva o espírito de investigação e o trabalho em equipa, despertando o interesse pela ciência.
A imagem acima representa a trajetória do asteroide 2021 TK43 descoberto pelos Detetives do Espaço – clube amador de astronomia de Moçambique.
Pêndulo Mundial

É uma experiência remota do e-lab que permite determinar a aceleração da gravidade exatamente onde estamos e para perceber “Porque se foguetões do equador?”. O e-lab desenvolveu este projeto que envolve escolas da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa). É um projeto em parceria com o Instituto Superior Técnico de Lisboa.

Os pêndulos estão colocados em várias latitudes e alguns deles poderão ser operados remotamente, por qualquer pessoa, através da internet, como é o caso do pêndulo da EPM.

