
O Clube de STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) é um espaço dinâmico de aprendizagem e criatividade. Aqui, os alunos exploram áreas inovadoras e desenvolvem competências essenciais, como o pensamento crítico, a resolução de problemas e a colaboração.
ROBOTIC

O Clube de Robótica “RoboTIC” é dirigido aos alunos do 3ºano ao 6º ano e tem como objetivos criar hábitos e regras de utilização do computador, desenvolver uma atitude responsável, individual e coletiva, assim como desenvolver interesse pelas novas tecnologias.
As inscrições de 2025/26 já terminaram, mas podes informar-te melhor junto do teu professor de TIC para saber se ainda há vagas nos seguintes horários:
- segundas-feiras das 12h às 12h50m (máximo: 20 alunos)
- quartas-feiras das 12h às 12h50m (máximo: 10 alunos)
- quintas-feiras das 13h às 13h50m (máximo: 10 alunos)
- sextas-feiras das 12h às 12h50m (máximo: 10 alunos)
Aulas extracurriculares de robótica
2025/26: Formação em DRONES, lecionada pelo Cleiton Michaque, no espaço das Mãos na Ciência, aos sábados.

De 2023 a 2025: Formação em robótica e programação a alunos do 3º ciclo, lecionada por formadores da empresa Stemmoz, no espaço das Mãos na Ciência.
![]() |
![]() |
BIGn
O Clube de Robótica e Programação para alunos do secundário oferece a oportunidade de explorar a tecnologia de forma autónoma e colaborativa. Os alunos, sem a orientação direta de um professor, são desafiados a melhorar e alterar a mascote "Mãos na Ciência" – o robô da competição FIRST Global.
Este projeto promove a criatividade e o trabalho em equipa, enquanto desenvolvem competências avançadas de programação e engenharia robótica. Ao trabalhar no design e funcionalidade da mascote, os alunos aprendem a aplicar conceitos técnicos de forma inovadora e personalizada, preparando-se para competições internacionais e desafios futuros.
2025/26
O grupo deste ano propõe-se a alterar profundamente as funcionalidades da mascote, fazendo-a evoluir e assumir um papel mais ativo e interativo nas iniciativas das Mãos na Ciência.
Fernando Teireira (11°A3), Shayrah Suleimane (11ºA2) Tendany Mawanda (11ºA2), António Novo (11ºA2)
2024/25
“Estou a aprender imensas coisas novas, desde os conceitos básicos até outros desafios mais avançados… Trabalhar em equipa e resolver problemas de forma criativa torna tudo ainda mais divertido.” - Shayrah Suleimane.
“Cada projeto e cada desafio apresentado ajudam-me a desenvolver novas competências e a aprofundar o meu interesse nesta área. Sinto que esta oportunidade me abre portas para um futuro promissor, pois permite-me explorar, na prática, um campo que sempre me fascinou. Estas aulas motivam-me a continuar a aprender e a evoluir, preparando-me para novos desafios e oportunidades no mundo da tecnologia.” - Tendany Mawanda.
Sofia Ferreira (12°A4), Tendany Mawanda (10ºA2), António Novo (10ºA2),
Sandreina Amaral (10ºA1), Shayrah Suleimane (10ºA2) e Tatiana Ten Jua (12°A4)
2023/24
O robô foi apresentado pela primeira vez à comunidade escolar com o nome “Liberdade”, no dia 25 de abril de 2024, associando-se às comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos na Escola Portuguesa de Moçambique.
Bernardo Guita (10°A4), Rodrigo Martins (12°A2), Rafael Valente (11°A2),
Guilherme Viegas (12°B), Sofia Ferreira (11°A4) eTatiana Ten Jua (11°A4)

