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No âmbito da celebração do Dia da Família, os grupos do pré-escolar, acompanhados pelos encarregados de educação, participaram numa atividade especial, em sala, que teve como tema o Dia da Biodiversidade. Através da exploração de bonecos de peluche e de outros meios lúdico-pedagógicos, as crianças foram convidadas a descobrir e valorizar a diversidade dos seres vivos.

Três alunas de 7.º e 8.º anos da EPM-CEP distinguiram-se na apresentação pública dos finalistas do Concurso do Brinquedo Científico, que decorreu, no dia 16 de maio, no Auditório Carlos Paredes. “Mesa impossível”, da aluna Kayleen Hassam, do 7.ºE, o “Tornado num frasco”, de Inês Lopes, do 8.ºE, e o “Drone”, de Zoe Pedro, do 8.ºF, foram os vencedores desta 12.ª edição.

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Na disciplina de Aplicações Informáticas B, os alunos criaram um site como parte de um projeto escolar que envolveu criatividade, trabalho em equipa e, claro, muitas horas de dedicação! Contudo, este site não é apenas um trabalho de sala de aula, é o reflexo de tudo que têm aprendido.

Agora, os seus projetos estão em votação pública e precisam do apoio de toda a comunidade escolar!

O seu voto pode fazer toda a diferença!

Nos dias 4 e 5 de abril, tivemos a honra de representar a Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) no I Fórum Nacional dos Clubes Ciência Viva, que decorreu no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, em Portugal. Eu, Inês Lopes, do 8.º E, e o meu colega Muhammad Kan, do 7.º B, participámos, sob a orientação da professora Helena Correia, coordenadora do clube "Mãos na Ciência".

As atividades extracurriculares de robótica surgiram graças a uma iniciativa da Associação de Pais e Encarregados de Educação que permitiu estabelecer uma parceria com a empresa moçambicana Stemmoz, viabilizando assim as aulas de robótica na nossa escola. 

O Bebras - Desafio Internacional de Pensamento Computacional - é um programa que desafia os alunos a resolver problemas de lógica e raciocínio computacional. É constituído por uma prova com 12 problemas, com perguntas de diferente grau de dificuldade - fácil, média e difícil -, que terão de ser resolvidos em 45 minutos.

O Dia Internacional da Matemática foi celebrado no dia 14 de março em todo o mundo e nós decidimos comemorá-lo com um Campeonato entre turmas do jogo matemático “Acerta no 100”. Depois de aprenderem as regras deste jogo matemático, os alunos do 4º ano praticaram-no em sala de aula, e cada turma escolheu os seus três melhores elementos para participarem no campeonato.