A Galeria Alquimia das Artes apresenta a exposição Da Luz à Cor: Quando a Ciência Inspira a Arte, que reúne os trabalhos dos alunos do 6.º ano da Escola Portuguesa de Moçambique, realizados no âmbito da disciplina de Educação Visual.
A Galeria Alquimia das Artes apresenta a exposição Da Luz à Cor: Quando a Ciência Inspira a Arte, que reúne os trabalhos dos alunos do 6.º ano da Escola Portuguesa de Moçambique, realizados no âmbito da disciplina de Educação Visual.
O projeto Jogos Matemáticos levou os alunos do 4.º ano da nossa escola a participarem com entusiasmo nas finais de duas competições: Semáforo e Acerta no 100.
Os alunos do 5.º ano da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa tiveram, neste mês de novembro, uma experiência muito enriquecedora ao jogar “Othello (ou Reversi)”na sala de aula. Esta atividade teve como principais objetivos desenvolver o pensamento estratégico, a capacidade de planeamento, o raciocínio lógico e a resolução de problemas. Para além disso, procurou-se estimular a concentração, o controlo emocional, o espírito desportivo e o respeito pelas regras e pelos adversários.
No âmbito da Semana Mundial do Espaço, a Escola Portuguesa de Moçambique recebeu no dia 16 de outubro de 2025, no Auditório Carlos Paredes, Filipe A. L. Pires, Diretor Executivo do Planetário do Porto – Centro Ciência Viva.
A Escola Portuguesa de Moçambique-Centro de Ensino e Língua Portuguesa acolhe, de 3 a 14 de novembro, a exposição “Diálogo Visual” da autoria de André Issiromo Ubisse (Chonga).
A Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) e o Planetário do Porto – Centro Ciência Viva, em Portugal, firmaram, no dia 15 de outubro, um memorando de entendimento que estabelece uma parceria estratégica para a promoção da literacia científica entre as duas instituições.
O Auditório Carlos Paredes da EPM-CELP transformou-se, na manhã de ontem, num portal para o futuro, através de uma visita de estudo virtual à Monsaraz Mars Analog Mission, uma missão científica internacional que recria, no Alentejo, as condições de vida e trabalho numa estação espacial que um dia possa ser instalada em Marte.
Durante a sua visita à EPM-CELP, a presidente da Ciência Viva, Rosalia Vargas, destacou o entusiasmo e o empenho dos professores da escola, defendendo que o ensino da ciência deve integrar o questionamento e o pensamento crítico desde cedo. Para ela, a tecnologia deve ser entendida como uma ferramenta ao serviço da humanidade e não como uma força autónoma. “Em ciência e na sociedade, nada deve ser ignorado. O conhecimento é o nosso melhor escudo”.
Poderá consultar o arquivo de notícias do Mãos na Ciência, originalmente publicadas no nosso site anterior.