• “Queremos mais inclusão”

    No dia 6 de novembro, no gabinete da Presidente da CAP, tomou posse a nova Associação de Estudantes da EPM-CELP.  A nova equipa diretiva quer tornar o seu mandato uma oportunidade e experiência únicas: aproximar os alunos de todos os ciclos e idades e, juntos, dinamizarem várias atividades na Escola. “Esperamos que seja um novo começo”, prometeu Abdul Tembe, novo presidente, que desaconselha desde já o uso de votação online, para os próximos atos eleitorais, por considerar não ser um método fiável e inclusivo. Justifica que “nem todos verificam os seus emails regularmente. Termos apenas, cerca de, 250 pessoas a votarem mostra a fraca participação dos alunos. As eleições devem ser inclusivas”.

  • AE: decorre o processo de eleição

    Já está a decorrer o processo de votação para eleger os novos membros da Associação de Estudantes (AE) da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP). A realizar-se pela segunda vez online, o processo irá encerrar às 21 horas com a validação dos votos.

    No pleito, estão três listas (B, X e Z) que, durante os dias da campanha, exibiram os seus objetivos e convenceram os potenciais eleitores sobre a sua capacidade governativa.

  • AE: Eleições vão à segunda volta

    Os alunos da EPM-CELP realizaram ontem a votação, online, para a Associação de Estudantes, cujos resultados foram os seguintes:

    Lista B – 66 votos

    Lista X – 120 votos

    Lista Z – 108 votos.

    A Lista X foi a vencedora com 40% dos votos.

    Por nenhuma das listas ter alcançado a marca dos 50%, agora, as listas X e Z voltam à corrida eleitoral por terem sido as duas mais votadas, mesmo não tendo conseguido a maioria absoluta.

    A segunda volta está prevista no artigo 29 do Estatuto da Associação de Estudantes, no qual se pode ler: “(1) é considera eleita à primeira volta a lista que obtiver mais de cinquenta por cento dos votos validamente expressos e (2) caso nenhuma lista possa ser declarada vencedora nos termos do número anterior, realizar-se-á uma segunda volta no prazo de setenta e duas horas, à qual concorrerão apenas as duas listas mais votadas”.

    Os estudantes da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) vão poder eleger os novos membros da Associação de Estudantes (AE), na próxima segunda-feira, 30 de outubro. O processo eleitoral será, novamente, em formato online.

  • Aluna Constança Correia ganha Menção Honrosa no “Ensaio Filosófico”

    “O que faz de alguém homem ou mulher? Existirá uma essência de género?” São estas as perguntas a que a nossa aluna Constança Piscarreta Correia, do 11ºC, procurou responder no ensaio filosófico da sua autoria, enviado à 9ª edição do Concurso “Ensaio Filosófico no Ensino Secundário”, promovido pela Associação de Professores de Filosofia, em colaboração com a Rede de Bibliotecas Escolares, sobre o tema “Questões de Género”. O concurso decorreu no passado mês de junho, no final do ano letivo, e os resultados foram divulgados no dia 14 de setembro.

  • Alunos da EPM-CELP em estágio no CISM

    Dois alunos da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), Renato Oliveira e Rita Almeida, do 12.º ano, realizaram, em junho passado, estágios no Centro de Investigação em Saúde da Manhiça (CISM) na componente laboratorial, no âmbito do programa de estágios em vigor naquela instituição de investigação científica. No fim da formação, que durou uma semana, Renato Oliveira não escondeu a sua satisfação e concedeu, ao portal do Centro, a entrevista que se segue, publicada no Boletim Interno.

  • Alunos da EPM-CELP premiados na “Apps for good”

    Na 10ª Edição da Apps for good 2023/2024, que decorreu no Pavilhão do Conhecimento em Lisboa, no dia 18 de setembro, a EPM-CELP foi agraciada com o prémio “A melhor solução Tecnológica – Comunidades Portuguesas no Estrangeiro”, atribuído aos alunos Jade Cabrita, Constança Correia, Manuel Pousinho, Luan Noormahomed e Yara Melo, do 12⁰C que apresentaram a proposta "Crescemos juntas".

  • Alunos de Maputo voltaram a refletir sobre problemas do Mundo

    A produção de minerais de "sangue" na República Democrática do Congo, o tráfico de drogas e de crianças, no México e na África Subsaariana, respetivamente, bem como as tensões nos conflitos armados na Somália, na região etíope de Tigré, e na faixa de Gaza, foram o cerne de debates que juntaram, recentemente, alunos de diversas escolas de Maputo, em mais uma sessão da conferência “Maputo Modelo das Nações Unidas” (MaMUN). Durante os três dias de intensas discussões e reflexões, os alunos do ensino secundário da EPM-CELP, Abdul Tembe (12.º A1), André Rego (12.º A1) e José Fernandes (12.º A2) assumiram papéis de diplomatas das Nações Unidas, demostrando competências de investigação, seleção, tratamento e interpretação de informação, bem como de argumentação perante os seus congéneres aliados e oponentes de outros países.

  • Alunos do 12.º A1 estudaram a importância dos mangais

    No âmbito da disciplina de Biologia, os alunos Ana Reis, Carolina Franco, Sebastião Esteves e Tiago Macedo, do 12º A1, realizaram, recentemente, um projeto anual que incidiu sobre o “O sal, os mangais e a comunidade local”.

    O quarteto de alunos selecionou, voluntariamente, esta temática de trabalho de acordo com os seus interesses e preocupações. Especificamente, o trabalho desenvolvido adveio da importância dos mangais como ecossistemas vitais para a manutenção da biodiversidade e da urgência que os membros integrantes deste projeto sentiram de conservação e de minimizar a destruição dos mesmos.

  • Alunos do Curso Profissional Técnico de Turismo visitam Fundação Fernando Leite Couto

    FFLC 9No dia 12 de junho, a turma do 10º ano do Curso Profissional Técnico de Turismo, realizou uma visita à Fundação Fernando Leite Couto (FFLC). 

    A turma foi recebida pelo Sr. Eduardo Quive, um dos responsáveis pela gestão daquela instituição. O objetivo da visita foi conhecer as instalações da Fundação, bem como as atividades culturais e educacionais que esta promove.

    A Fundação Fernando Leite Couto é uma fundação sem fins lucrativos dedicada à promoção da cultura e da educação em Moçambique, nomeadamente, exposições, palestras, workshops, concertos, teatro e programas educacionais para jovens.

    Durante a visita foi possível observar duas exposições patentes ao público de dois artistas plásticos moçambicanos, Ídasse Tembe e Silimo, o qual se encontrava na Fundação e com quem os alunos tiveram oportunidade de trocar algumas impressões sobre as suas obras.

    Foi também possível constatar que a biblioteca da Fundação se encontra bem equipada com uma grande variedade de livros e de autores diversos e que se trata de um espaço muito agradável para visitar ou trabalhar.

    A equipa da FFLC que nos recebeu foi muito atenciosa, tento-nos fornecido informações detalhadas sobre o seu funcionamento e respetivas atividades, o que faz com que esta se destaque na promoção da cultura e educação na nossa cidade.

    Foi ainda possível realizar uma visita ao Restaurante, Bar e Cozinha, onde os alunos tiveram oportunidade aprender alguns procedimentos de “mise en place” ligados ao Restaurante e à Cozinha, bem como de fazer (e de saborear!) pastéis de nata com o Chefe de Cozinha, Sr. Matusse.

    Os alunos do Curso Profissional Técnico de Turismo consideraram esta visita uma experiência muito interessante e recomendam a Fundação Fernando Leite Couto para quem procura uma experiência cultural e educacional em Maputo.

    A turma do 10º ano do Curso Profissional Técnico de Turismo

  • BEJC comemora o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

    Durante o mês de outubro e os primeiros dias do mês de novembro, decorreram na BEJC atividades no âmbito desta comemoração.

    A BEJC promoveu a atividade Leituras Emparelhadas para “refletir e dialogar, criar e imaginar” conforme o desafio lançado pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) de Portugal.

  • Candidatura de novos alunos AL 2024/2025

    Alerta-se os pais e encarregados de educação que se encontram abertas as candidaturas de novos alunos, para o ano letivo de 2024/2025, no período compreendido entre 02 de maio e 12 de maio de 2023.

    Mais abaixo está disponível o Boletim de Candidatura de Novos Alunos que deverá ser preenchido, datado, assinado e enviado por e-mail (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.).

    As candidaturas só serão válidas com a entrega do Boletim de Candidatura AL24_25 bem como a cópia do cartão de identificação (Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade) do candidato.

    As candidaturas são analisadas com os dados apresentados, não sendo possível alterar os mesmos após emissão das Listas de Admissão, dia 7 de junho. Caso as informações prestadas no Boletim de Candidatura não se revelem verdadeiras, a candidatura será automaticamente anulada.

    Na impossibilidade de utilização de meio eletrónico de comunicação, os interessados deverão dirigir-se aos Serviços de Administração Escolar (secretaria), nos dias úteis entre o dia 2 de maio e 10 de maio, das 08h00 às 12h00 e das 14h00-16h00.

    Por último, informamos que os critérios para o preenchimento de vaga no Pré-Escolar, 1º/2º/3º Ciclos e Secundário, são os que constam na legislação portuguesa em vigor, Despacho Normativo n.º 6/2018, artigo 5º (Matrículas), e no Regulamento Interno da EPM-CELP, no ponto 2.6.1. (Admissão de alunos).

  • EPM-CELP marcou presença na conferência JoMUN XXI

    A EPM-CELP voltou, recentemente, a marcar presença na Conferência Modelo das Nações Unidas, que se realizou em Joanesburgo, África do Sul, sob o lema “Das Margens ao Centro: Abrindo caminhos para a solidariedade num mundo polarizado”. Pela primeira vez, volvidos mais de cinco anos de representação de alunos nossos como deputados, o aluno André Rego ocupou a prestigiosa posição de Presidente de Mesa num dos comités.

  • Listas de alunos admitidos para AL 2024/2025

    Informamos que as listas dos novos alunos admitidos, para o próximo ano letivo de 2024/2025 já estão constituídas e publicadas na nossa página oficial na internet (clicar no link) situadas no separador “Matrículas” do espaço informativo dos Serviços de Administração Escolar.

  • Um minuto de silêncio pela morte de aluno marca o início do segundo período

    Após quase um mês de interrupção letiva, os cerca de 1.600 alunos da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) retomaram ontem as aulas. Para além das habituais atividades, os alunos fizeram um minuto de silêncio em homenagem ao colega finalista do 12º ano, Frederico Fortes, que perdeu a vida num trágico acidente de viação.