• "Mabuko Ya Hina" comemora Dia de África

    No âmbito das comemorações do “Dia de África”, que se assinala, anualmente, aos 25 dias do mês de maio, o Projeto Mabuko Ya Hina organizou, no passado dia 24, dois espetáculos, enquadrados nos temas do Projeto Cultural de Escola da EPM-CELP, “Cinquentenário do 25 de Abril” e “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Humanidade (ODS)”.

  • A EPM-CELP deseja a todos um feliz Dia da PAZ

    Informamos que, tal como já estava previsto no nosso calendário escolar para o ano letivo 2024/2025, a Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) estará encerrada amanhã, sexta-feira, por ser feriado nacional em Moçambique. O país celebra, a 04 de outubro, o Dia da Paz e da Reconciliação Nacional em homenagem à assinatura do Acordo Geral de Paz, firmado em Roma, em 1992. 

  • Alunos Cozinharam com Ciência para celebrar o Dia Mundial da Água

    No passado dia 22 de março celebrou-se o Dia Mundial da Água e, à semelhança do que tinha acontecido no Dia Mundial da Ciência, foram os mais novos a comemorar esta data.

    Na Biblioteca Escolar José Craveirinha dinamizou-se mais uma atividade da  Cozinha com Ciência, dirigida aos alunos do primeiro ano, da turma D., que começaram por ouvir a leitura da história "Gota de Água", do Livro Contos da Dona Terra, recomendado pela Ciência Viva. Que bom ver a concentração das crianças!

  • Ambiente e Oceanos inspiraram alunos do 7.º e 8.º anos

    No âmbito do Dia Mundial do Ambiente e do Dia Mundial dos Oceanos, a equipa do Projeto Salvar o Planeta realizou uma atividade, no dia 12 de junho, das 15 às 17h, para os alunos do 7.º ano e 8.º ano de escolaridade.

  • Dia da Restauração da Independência de Portugal: EPM-CELP encerra amanhã

    Portugal comemora amanhã, 1 de dezembro, o Dia da Restauração da Independência, ocorrido em 1640 e que marcou o fim do domínio espanhol.A Dinastia Filipina começou em 1580, na sequência da crise dinástica provocada pelo desaparecimento do rei D. Sebastião na batalha de Alcácer-Quibir, no Norte de África. Há 379 anos o Duque de Bragança foi proclamado Rei de Portugal, com o título de D. João IV. A data é comemorada anualmente em Portugal com feriado nacional.

  • EPM-CELP celebra o Dia Mundial da Alimentação

    Hoje, dia 16 de outubro, comemora-se o Dia Mundial da Alimentação, que este ano tem como lema “Água é vida, água é alimento. Não deixe ninguém para trás”.

    As Nações Unidas estimam que atualmente há cerca de 780 milhões de pessoas que passam fome em todo o mundo. Apesar destes números, a ONU destaca que a meta global de erradicar a fome ainda pode ser alcançada.

  • EPM-CELP deu Asas à Liberdade pelo 25 de Abril

    Um pássaro e duas asas gigantes coladas logo na entrada do novo refeitório, junto ao portão 4, transmitem, para além da arte engenhosa, significados diversos que enaltecem o 25 de Abril. Asas Para Liberdade, como ousadamente chamam as obras de arte que, ontem, 23 de abril, foram inauguradas, no recinto da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), foram feitas por mais de uma centena de crianças de cinco salas do Pré-escolar por ocasião das celebrações dos 50 anos do 25 de Abril, Dia da Liberdade, que amanhã se comemora.

  • EPM-CELP é um dos epicentros da Semana Mundial do Turismo

    À entrada da escola, no átrio, nove mulheres pintadas de mussiro e vestidas à macua, sacodem-se, atrevidamente, em passos lentos e uniformes. No mesmo espaço, ecoam batuques que, freneticamente, guiam os passos das dançarinas, que gingam, sorriem, alegram os presentes que, também, correspondem com salvas de palmas e olhares de admiração. O átrio foi tomado pela magia da dança, da pintura, dos utensílios, das praias, os lagos, da gastronomia moçambicana, representada em cada província.

  • EPM-CELP marcou presença no Dia Digital / Dia da Democracia

    A Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) participou, no dia 18 de abril, no “Dia Digital / Dia da Democracia”, evento do Centro de Formação da Associação de Escolas de Basto, com as Escolas e Agrupamentos associados a este centro, a Escola Portuguesa de Cabo Verde e o Colégio Português de Luanda.

  • EPM-CELP vai encerrar na quarta e quinta-feira (4 e 5 de outubro)

    Informamos que, tal como já estava previsto no nosso calendário escolar para o ano letivo 2023/2024, a Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) estará encerrada na quarta e quinta-feira, dias 4 e 5 de outubro, por serem feriados nacionais em Moçambique e em Portugal, respetivamente. Moçambique celebra, na quarta-feira, o Dia da Paz e da Reconciliação Nacional em homenagem à assinatura do Acordo Geral de Paz, firmado em Roma, a 4 de outubro de 1992. Em Portugal, a 5 de outubro, celebra-se a Implantação da República. Esta é ainda uma importante data para as escolas, pois nela festeja-se o Dia Mundial do Professor.

     

     

  • Moçambique celebra hoje Dia da Vitória

    Moçambique comemora, hoje, 49.º aniversário da assinatura do acordo de independência entre a Frente de Libertação de Moçambique e o Estado Português em Lusaka, Zâmbia.

  • Moçambique comemora 59 anos do início da Luta Armada de Libertação Nacional

    Comemora-se, hoje, 25 de Setembro, feriado nacional, o dia das Forças Armadas de Defesa de Moçambique. Reza a História de Moçambique que foi nesta data, no ano de 1964, que guerrilheiros da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), encabeçados por Alberto Chipande, assaltaram o Posto Administrativo do Chai, Província de Cabo Delgado, norte de Moçambique, iniciando a Luta Armada de Libertação Nacional.

  • Outubro, mês da Cibersegurança

    No mês de outubro, celebrou-se o Mês Europeu da Cibersegurança e com o objetivo de assinalar esta data, os alunos do 7ºano, no âmbito da disciplina de TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação), elaboraram e divulgaram pela Escola vários cartazes alusivos ao tema.

    Com esta iniciativa os alunos pretenderam alertar para os riscos da falta de proteção de dados e para a importância de adotar comportamentos que dificultem os ataques aos bens digitais. Os bens digitais são informações, dispositivos e recursos que existem no mundo digital, como contas, ficheiros, fotografias ou mesmo dinheiro e é importante protegê-los de ataques cibernéticos, que podem causar danos financeiros, perda de privacidade ou até mesmo roubo de identidade.

    Os alunos sugeriram igualmente algumas dicas para proteger os seus bens digitais, como:

    • O uso senhas fortes e únicas para todas as suas contas.
    • Mantenha seus softwares e sistemas operativos atualizados.
    • Seja cauteloso ao clicar em links ou abrir anexos em e-mails de remetentes desconhecidos.
    • Crie cópias de segurança regulares dos seus dados.

    A Cibersegurança é uma responsabilidade de todos!!!

    Fontes:

    https://www.seguranet.pt/pt/praticas-online-seguras-e-saudaveis

    https://www.fccn.pt/noticias/mes-ciberseguranca/