• Tatiana Ten Jua, aluna da EPM-CELP, do 12º Ano, encontra-se em Atenas a representar Moçambique no Concurso Mundial de Robótica.

    Tatiana iniciou o seu percurso pela robótica nos "Big6"há apenas um ano. Este grupo de 6 alunos do ensino secundário teve uma formação de construção e programação promovida pelas Mãos na Ciência e pela empresa Stemmoz, custeada integralmente pela Associação de Pais da EPM-CELP.

  • "Rainha da Paz" venceu 10.º Festival “Escolas Com Livros”

    No passado dia 03 de novembro, o Projeto da EPM-CELP “Mabuko Ya Hina (Os Nossos Livros)” encerrou as atividades do Festival “Escolas Com Livros”, comemorando a sua 10ª edição, numa cerimónia que decorreu no Auditório Carlos Paredes, da Escola Portuguesa de Moçambique - Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), e na qual estiveram presentes o Vice-Ministro da Educação e Desenvolvimento Humano, Manuel Bazo, em representação de Sua Excelência a Ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, Carmelita Namashulua, a Ministra Conselheira da Embaixada de Portugal em Moçambique, Rita Araújo, em representação de Sua Excelência o Embaixador de Portugal em Moçambique, António Costa Moura, e a Conselheira para a Cooperação da Embaixada de Portugal em Moçambique, Patrícia Pincarilho.

  • Aluna Constança Correia ganha Menção Honrosa no “Ensaio Filosófico”

    “O que faz de alguém homem ou mulher? Existirá uma essência de género?” São estas as perguntas a que a nossa aluna Constança Piscarreta Correia, do 11ºC, procurou responder no ensaio filosófico da sua autoria, enviado à 9ª edição do Concurso “Ensaio Filosófico no Ensino Secundário”, promovido pela Associação de Professores de Filosofia, em colaboração com a Rede de Bibliotecas Escolares, sobre o tema “Questões de Género”. O concurso decorreu no passado mês de junho, no final do ano letivo, e os resultados foram divulgados no dia 14 de setembro.

  • Ana Domingues sagra-se campeã nacional e regional de natação

    A aluna da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), Ana Beatriz Domingues, do 10.º B, integrou, entre os dias 6 e 10 de dezembro de 2023, a seleção moçambicana de natação que participou no Campeonato Africano de Natação – Juniores, nas Ilhas Maurícias. Cerca de uma semana depois, no Campeonato Nacional de Natação de Verão que decorreu entre os dias 14 e 17 de dezembro, em Maputo, a estudante sagrou-se Campeã Nacional no escalão de juniores (15-17 anos).

  • EPM-CELP participa na Cerimónia de Entrega do Selo “Escola Ghandi”

    No dia 19 de setembro, tivemos a agradável surpresa de receber uma notificação para a EPM-CELP estar presente na Cerimónia de Entrega do Selo “Escola Ghandi” associado ao prémio Gandhi de Educação Para a Cidadania. A entrega dos prémios terá lugar no próximo dia 3 de outubro, pelas 15 horas, no auditório da Comunidade Hindu, em Lisboa e a EPM-CELP far-se-á representar pela Presidente da CAP.

    O projeto premiado “O Xingnufu” consiste numa história criada e ilustrada por 78 crianças de quatro grupos da Educação pré-Escolar da EPM-CELP (grupos A, B, C e E), orientados pelas educadoras Ana Isabel Carvalho; Susana Gonçalves, Rosalina Nicau e Tânia Menino, usando a técnica Kamishibai plurilingue ou teatro de imagens.

    Através deste projeto coletivo, promoveu-se o espírito cooperativo, a sensibilização e integração da diversidade de línguas existentes na nossa comunidade educativa, bem como o trabalho das diversas áreas de conteúdo incluindo as expressões. Algumas das personagens desta história nasceram a partir de outros projetos desenvolvidos no decurso do ano letivo 2023/2024.

    Com as comemorações dos 50 anos do 25 de abril, simbolizando a Liberdade, foram construídos Pássaros reutilizando-se diversos materiais e técnicas. Os animais selvagens (leão, elefante e girafa), igualmente construídos com materiais reciclados e inspirados na exposição “Enferrujados”, patente na nossa escola, no âmbito da comemoração do seu aniversário e da educação para a sustentabilidade, surgem na história como proposta para a reutilização de materiais, vulgarmente chamados de lixo. As crianças deram nova vida ao lixo e com ele criaram verdadeiras obras de arte.

    Partilhamos aqui o link para o visionamento da história.

     

    https://youtu.be/cANbus6eM18?si=YAuEOlAjOjrZbgBH