• "Rainha da Paz" venceu 10.º Festival “Escolas Com Livros”

    No passado dia 03 de novembro, o Projeto da EPM-CELP “Mabuko Ya Hina (Os Nossos Livros)” encerrou as atividades do Festival “Escolas Com Livros”, comemorando a sua 10ª edição, numa cerimónia que decorreu no Auditório Carlos Paredes, da Escola Portuguesa de Moçambique - Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), e na qual estiveram presentes o Vice-Ministro da Educação e Desenvolvimento Humano, Manuel Bazo, em representação de Sua Excelência a Ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, Carmelita Namashulua, a Ministra Conselheira da Embaixada de Portugal em Moçambique, Rita Araújo, em representação de Sua Excelência o Embaixador de Portugal em Moçambique, António Costa Moura, e a Conselheira para a Cooperação da Embaixada de Portugal em Moçambique, Patrícia Pincarilho.

  • Alunos expõem bruxas e caveiras na EPM-CELP

    O fim de outubro e o início de novembro foram marcados pela ousadia e celebração da criatividade dos alunos de todos os ciclos da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) nas festas do Dia dos Mortos e do Halloween. As atividades aconteceram em vários momentos e nos espaços do Auditório Carlos Paredes, com a visualização do filme Coco; no átrio Fernando Pessoa com a exposição do altar dos “mortos”, e no átrio principal e nas escadas com a mostra de vassouras, chapéus, fantasmas improvisados e utensílios de bruxas.

  • Alunos participaram no Canguru Matemático de 2023

    À semelhança de anos anteriores, a EPM-CELP participou no concurso Canguru Matemático Sem Fronteiras 2023.

    Em junho de 1994, em Estrasburgo, no Conselho Europeu, a Assembleia Geral de dez países europeus (Espanha, França, Grã-Bretanha, Hungria, Itália, Moldávia, Polónia, Rússia e Eslovénia) decidiram a criação do “Canguru sem Fronteiras”. Atualmente a Associação Canguru sem Fronteiras conta com representantes de 86 países e mais de seis milhões de participantes em todo o mundo.

  • Concurso Brinquedo Científico 2023/24

    No dia 24 de maio, às 18 horas, decorreu, no Auditório Carlos Paredes, a 11ª edição do Concurso Brinquedo Científico, organizado pelo projeto “Mãos na Ciência”, no qual participaram catorze alunos do 3º CEB, que apresentaram os seus trabalhos.

    A prestação dos alunos foi avaliada por um júri, constituído por quatro professores e um membro da Associação de Pais e Encarregados de Educação da EPM-CELP que observaram critérios relativos ao brinquedo (construção, criatividade e funcionamento), à expressão oral (fluência e correção do discurso) e à postura (linguagem corporal e contactos visuais).

    Tendo em conta a qualidade dos trabalhos e a apresentação dos mesmos, foram distinguidos, os três melhores Brinquedos Científicos realizados pelos alunos Shayrah Suleimane do 9ºB, Tomás Garrido do 8ºB e Melanie Bay do 9ºB. No entanto, há que felicitar todos os participantes pelo empenho e desempenho demonstrados.

    Todos, concorrentes, pais e familiares e professores se mostraram muito orgulhosos dos participantes no concurso.

    As Mãos na Ciência agradece o empenho e o contributo dos pais para a consecução dos projetos, destaca o apoio de familiares e professores e felicita os jovens cientistas concorrentes que mostraram saber investigar, planificar, construir e comunicar ciência.

                                                                                                   Ana Paula Relvas

  • Concursos de Soletração e de Leitura Expressiva: resultados das finais

    Durante a Semana da Leitura, entre os dias 18 e 22 de março, decorreram as finais dos Concursos de Soletração e de Leitura Expressiva dinamizados pela Biblioteca Escolar José Craveirinha, em articulação com os professores titulares dos 2º, 3º e 4º anos e de Português dos 5º, 6º, 7º e 8º anos, que procederam, numa primeira fase, à seleção do representante de cada uma das turmas envolvidas. Os finalistas, apoiados por colegas e pais/encarregados de educação, bem como por professores, participaram com entusiasmo nos concursos, estando todos de parabéns pelo seu desempenho.

  • Consegues acertar no 100?

    O Dia Internacional da Matemática é celebrado no dia 14 de Março em todo o mundo. O tema deste ano foi "Brincando com a Matemática", o que nos levou a celebrar e a enaltecer os jogos matemáticos, "brincando" com a própria Matemática, explorando, experimentando e descobrindo novos caminhos e perspetivas.

  • EPM-CELP participa na 18ª Mostra Nacional de Ciência

    Os quatro trabalhos submetidos ao Concurso Nacional para Jovens Cientistas e Investigadores de 2024 , pelos alunos da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa, foram selecionados para participarem na 18ª edição da Mostra Nacional de Ciência, que irá decorrer no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, entre os dias 23 e 25 de maio.

    Os trabalhos submetidos foram:

    “Ooho! Bubbles e a sua implementação em países tropicais” da aluna Ana Reis, do 12ºA1;

    "Os colírios nos olhos de Moçambique" da aluna Ivanny Monteiro, do 12ºA1;

    "Staphylococcus aureus: um estudo sobre a influência da concentração de CO2 na resistência antimicrobiana de um agente patogénico mortal!" do aluno Rodrigo Garrido, do 12ºA1;

    “Erosão revelada: Investigando as forças modeladoras da natureza nas praias da Costa do Sol” das alunas Felizbela Rohomodja e Fernanda Mutemba, do 11ºA2.

    Os três primeiros trabalhos foram desenvolvidos na disciplina de Química e o quarto na disciplina de Biologia e Geologia.

    Na edição de 2023, os alunos Ana Reis, Carolina Franco e Gabriel Pimentel obtiveram uma Menção Honrosa com o trabalho “Macaneta: Um paraíso de aves pronto a ser descoberto!”

    Para mais informações sobre a Mostra Nacional de Ciência, incluindo a visualização das cerimónias de abertura e de encerramento, consulte o site da Fundação da Juventude em: https://www.fjuventude.pt/pt/mostra-nacional-de-ciencia

     

     

  • Listas provisórias do concurso extraordinário de vinculação de docentes às EPERP

    No âmbito do Concurso Externo Extraordinário de vinculação de docentes às EPERP, e em conformidade com o n.º 2 do artigo 11.º Decreto-Lei n.º 139-B/2023, de 29 de dezembro, tornam-se públicas as listas provisórias de admissão e exclusão ao concurso referentes à Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa.

    Mais informamos que o período de reclamação das listas decorrerá entre as 10 horas de dia 28 de maio e as 18 horas de dia 4 de junho de 2024 (hora de Portugal continental).

    Lista provisória de admissão ao concurso referente à Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa.

    Lista provisória de exclusão ao concurso referente à Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa.