Notícias

Recentemente, tivemos uma experiência muito interessante na nossa turma: nós, alunos de filosofia do secundário (11º ano), apresentámos objetos que consideramos filosóficos à turma A do 4º ano. Embora possa não parecer uma atividade de grande relevância, a experiência relevou-se muito envolvente para todos os que nela participaram.

As atividades extracurriculares de robótica surgiram graças a uma iniciativa da Associação de Pais e Encarregados de Educação que permitiu estabelecer uma parceria com a empresa moçambicana Stemmoz, viabilizando assim as aulas de robótica na nossa escola. 

O Bebras - Desafio Internacional de Pensamento Computacional - é um programa que desafia os alunos a resolver problemas de lógica e raciocínio computacional. É constituído por uma prova com 12 problemas, com perguntas de diferente grau de dificuldade - fácil, média e difícil -, que terão de ser resolvidos em 45 minutos.

O Dia Internacional da Matemática foi celebrado no dia 14 de março em todo o mundo e nós decidimos comemorá-lo com um Campeonato entre turmas do jogo matemático “Acerta no 100”. Depois de aprenderem as regras deste jogo matemático, os alunos do 4º ano praticaram-no em sala de aula, e cada turma escolheu os seus três melhores elementos para participarem no campeonato.

No dia 12 de março de 2025, a Escola Portuguesa de Moçambique (EPM-CELP), em parceria com a Embaixada de Portugal em Moçambique, e através de um militar da GNR destacado na Missão de Assistência Militar da União Europeia em Moçambique (@eumam_mozambique), realizou uma sessão formativa destinada ao seu corpo docente, com o objetivo de sensibilizar e capacitar os professores para a adoção de procedimentos de segurança adequados em situações de risco, nomeadamente em caso de um ataque inopinado ao recinto escolar.

Tendo em conta a importância da segurança no ambiente escolar, esta formação aborda medidas preventivas e reativas face a um cenário de atirador/agressor ativo, permitindo que os docentes estejam preparados para atuar de forma eficaz e contribuir para a proteção da comunidade escolar.

A sessão incluiu as seguintes temáticas:

  • Identificação de potenciais ameaças e sinais de alerta;
  • Procedimentos a adotar durante uma situação de agressão ativa;
  • Medidas de confinamento, evacuação e resposta a incidentes;
  • Estratégias de comunicação e coordenação com as autoridades.

No final da sessão, houve lugar para esclarecimento de dúvidas e discussão de casos.

A segunda etapa do torneio Gustave’s Cup, na modalidade de rugby, decorreu, no dia 8 de março, no Lycée Français International Gustave Eiffel - Escola Francesa. Foi uma excelente jornada, marcada por uma exímia organização e pelo elevado nível de jogo, intenso e bem interpretado nas diferentes fases e momentos, o que nos mostrou que os jovens jogadores estão com um cada vez melhor desempenho.

Terminou na sexta-feira, 7 de março, a 3.ª edição da Feira do Futuro da EPM-CELP. Realizada num período de rápidas mudanças tecnológicas e de grandes transformações no mercado de trabalho, o evento – que reuniu alunos, professores, encarregados de educação e vários profissionais – voltou a proporcionar experiências, alinhadas com as demandas do futuro dos nossos alunos.

Eventos Próximos

 

ic acesso
ACEDER