No dia 26 de setembro de 2024, as turmas de Artes do 10ºA3 e 12ºA3 foram visitar a Exposição “Nanquim preto sobre fundo branco” dinamizada pelo Instituto Camões.
No dia 26 de setembro de 2024, as turmas de Artes do 10ºA3 e 12ºA3 foram visitar a Exposição “Nanquim preto sobre fundo branco” dinamizada pelo Instituto Camões.
O Projeto da EPM - CELP “Mabuko Ya Hina (Os Nossos Livros)” comemora, todos os anos, o Mês da Literacia, reforçando, junto das escolas do Sistema de Ensino de Moçambique, a importância da leitura e da escrita para uma participação ativa na sociedade e para o desenvolvimento sustentável da humanidade.
Este ano letivo, o Mês da Literacia foi comemorado nos dias 23 e 24 de setembro, na Escola Secundária do Triunfo.
Tatiana Ten Jua, aluna da EPM-CELP, do 12º Ano, encontra-se em Atenas a representar Moçambique no Concurso Mundial de Robótica.
Tatiana iniciou o seu percurso pela robótica nos "Big6"há apenas um ano. Este grupo de 6 alunos do ensino secundário teve uma formação de construção e programação promovida pelas Mãos na Ciência e pela empresa Stemmoz, custeada integralmente pela Associação de Pais da EPM-CELP.
O Embaixador de Portugal em Moçambique, António Costa Moura, acredita que é preciso que Moçambique e Portugal abordem a sua História e as efemérides mais marcantes do seu passado com um olhar positivo e construtivo, extraindo de cada momento dessa História aquilo que nos pode projetar para um futuro próspero e de paz. “A História é muito importante. Ninguém tem uma verdadeira consciência do presente se não for conhecedor da mesma. A História deve ser ensinada, e a História deve ser aprendida”, afirmou o diplomata português durante a entrevista concedida ao programa Xirico, da Rádio e TV EPM, a propósito das celebrações dos 32 anos do Acordo Geral de Paz, assinado, em Roma, a 4 de outubro de 1992, por Joaquim Chissano, então Presidente de Moçambique, e Afonso Dhlakama, líder da Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO).
No arranque do ano letivo 2024/2025, o Projeto Mabuko Ya Hina (Os Nossos Livros) priorizou a realização de um Workshop, subordinado ao tema “Bibliotecas Sustentáveis” e destinado aos Diretores das escolas com bibliotecas fixas.
No dia 19 de setembro, tivemos a agradável surpresa de receber uma notificação para a EPM-CELP estar presente na Cerimónia de Entrega do Selo “Escola Ghandi” associado ao prémio Gandhi de Educação Para a Cidadania. A entrega dos prémios terá lugar no próximo dia 3 de outubro, pelas 15 horas, no auditório da Comunidade Hindu, em Lisboa e a EPM-CELP far-se-á representar pela Presidente da CAP.
O projeto premiado “O Xingnufu” consiste numa história criada e ilustrada por 78 crianças de quatro grupos da Educação pré-Escolar da EPM-CELP (grupos A, B, C e E), orientados pelas educadoras Ana Isabel Carvalho; Susana Gonçalves, Rosalina Nicau e Tânia Menino, usando a técnica Kamishibai plurilingue ou teatro de imagens.
Através deste projeto coletivo, promoveu-se o espírito cooperativo, a sensibilização e integração da diversidade de línguas existentes na nossa comunidade educativa, bem como o trabalho das diversas áreas de conteúdo incluindo as expressões. Algumas das personagens desta história nasceram a partir de outros projetos desenvolvidos no decurso do ano letivo 2023/2024.
Com as comemorações dos 50 anos do 25 de abril, simbolizando a Liberdade, foram construídos Pássaros reutilizando-se diversos materiais e técnicas. Os animais selvagens (leão, elefante e girafa), igualmente construídos com materiais reciclados e inspirados na exposição “Enferrujados”, patente na nossa escola, no âmbito da comemoração do seu aniversário e da educação para a sustentabilidade, surgem na história como proposta para a reutilização de materiais, vulgarmente chamados de lixo. As crianças deram nova vida ao lixo e com ele criaram verdadeiras obras de arte.
Partilhamos aqui o link para o visionamento da história.
O Clube de Programação e Robótica da EPM está de volta para mais um ano letivo!
Com o Clube de Programação e Robótica queremos que os alunos se envolvam na realização de pequenos projetos que lhes permitam compreender o básico da programação por objetos associada à robótica.
A programação, para além de ser divertida, vai ajudar o aluno a desenvolver habilidades e competências importantes para o seu futuro.
Na 10ª Edição da Apps for good 2023/2024, que decorreu no Pavilhão do Conhecimento em Lisboa, no dia 18 de setembro, a EPM-CELP foi agraciada com o prémio “A melhor solução Tecnológica – Comunidades Portuguesas no Estrangeiro”, atribuído aos alunos Jade Cabrita, Constança Correia, Manuel Pousinho, Luan Noormahomed e Yara Melo, do 12⁰C que apresentaram a proposta "Crescemos juntas".
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