Notícias

A Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) e a Stemmoz Limitada assinaram, ontem, 1 de novembro, um Memorando de Entendimento visando uma cooperação nos domínios da Ciência e da Tecnologia, focada em áreas-chave como robótica, codificação, design e impressão 3D, ciência experimental e ciência espacial.

A Mãos na Ciência promoveu uma palestra no auditório Carlos Paredes, no passado dia 20 de outubro, sob o tema “Sabes quão doente está a Humanidade?”, pela Professora Margarida Correia Neves.

A docente de Imunologia e Microbiologia da Faculdade de Medicina da Universidade do Minho, investigadora do Instituto Karolinska de Estocolmo e do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e da Saúde da Universidade do Minho, tem uma longa colaboração com colegas investigadores que trabalham em Moçambique, onde se desloca com frequência.

A programação e robótica são áreas cada vez mais presentes no nosso dia a dia. Com o objetivo de sensibilizar os alunos do 3º ciclo do ensino básico para a participação na atividade extracurricular na área da robótica, o projeto “Mãos na Ciência”, em parceria com a Associação de Pais e Encarregados de Educação da EPM-CELP, promoveu, no dia 13 de outubro, no Auditório Carlos Paredes, uma palestra subordinada ao tema “Iniciação à Robótica: Aprende, Cria, Inova!", que será repetida no dia 19 de outubro de modo a alargar a oportunidade de participação a mais alunos interessados nesta área.  

Clique aqui para fazer a pré-inscrição para atividade extracurricular  

O Clube de Programação e Robótica da EPM está de volta para mais um ano letivo!

Com o Clube de Programação e Robótica queremos que te envolvas na realização de pequenos projetos que te permita compreender o básico da programação por objetos associada à robótica.

A programação, para além de ser divertida, vai ajudar-te a desenvolver habilidades e competências importantes para o teu futuro.

Decorre, no átrio principal da EPM-CELP, a exposição dos Brinquedos Científicos, atividade que celebrou no passado ano letivo a sua 10ª edição. No início de cada ano letivo, os alunos do 3º ciclo são convidados, pelos professores de Físico-Química, a construir um Brinquedo Científico a partir de um qualquer Tema da Física ou da Química.

Para além de se constituir como um instrumento de avaliação na referida disciplina, na ótica do Perfil dos alunos à saída da Escolaridade Obrigatória, esta atividade visa envolver pais e Encarregados de Educação, bem como promover a interdisciplinaridade entre a disciplina de Físico-Química, Português e Tecnologias de Informação e Comunicação.

No âmbito da plataforma digital "Esp@cialmente Sustentável", do Projeto Salvar o Planeta, desenvolveu-se este ano a Atividade Solução-Problema, com os alunos do 8.º e 9.º ano de escolaridade e o grupo disciplinar de Geografia (Prof.º Armindo Gonçalves e Prof.º Ivan Gujamo) e Físico-química (Prof.º Pedro Santos) e organizou-se também uma exposição fotográfica, instalada presentemente na EPM-CELP, designada por 'Africa Blues'. Moçambique em 2100: projeções da crise climática nas faces daqueles que a vivem todos os dias, em parceria com WeWorld - GVC, através da Dr.ª Sílvia Giardi e com a colaboração da YCAC (Youth Platform for Climate Action). 

Durante o 3º Período, a Escola Portuguesa de Moçambique - Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), por meio do projeto Mãos da Ciência-CCVnE, teve a honra de estabelecer um importante intercâmbio educacional com o renomado Lycée Français Gustave Eiffel. Essa iniciativa consolidou os conhecimentos dos estudantes, com idades entre 5 e 15 anos.

Durante esse período, os alunos foram contemplados com uma série de atividades enriquecedoras. Entre elas, destacam-se as sessões de planetário, nas quais tiveram a oportunidade de observar e aprender sobre o fascinante Sistema Solar. Essa experiência proporcionou aos estudantes uma imersão única, despertando sua curiosidade e interesse pelo universo que nos cerca.

A última sexta-feira, 2 de junho, foi dedicada a experiências e demonstrações repletas de interesse científico na EPM-CELP. Criatividade, otimismo e ideias inovadoras, com soluções saudáveis para o ambiente e para o Mundo a partir da reciclagem, orientaram as apresentações de brinquedos científicos de dezenas de alunos, no Auditório Carlos Paredes. Para a edição 2022/2023, Luna Miquidade (8.ºB), António Novo (8.ºB), José Gonçalves (9.ºA) e Hassan Safieddine/Siena Cardeano (7.ºF) foram os grandes vencedores da noite que juntou ciência, reciclagem e ousadia.