Notícias

Inicia amanhã, dia 30 de outubro, um ciclo de palestras online, no auditório Carlos Paredes, inserido no programa do Ciência Viva “O espaço vai à escola”.

Resumo das palestras:

O que é o Espaçopela Doutora Ana Sofia Paulino Afonso, do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto – 30 de out às 11:00h – pré-escolar.

Tatiana Ten Jua, aluna da EPM-CELP, do 12º Ano, encontra-se em Atenas a representar Moçambique no Concurso Mundial de Robótica.

Tatiana iniciou o seu percurso pela robótica nos "Big6"há apenas um ano. Este grupo de 6 alunos do ensino secundário teve uma formação de construção e programação promovida pelas Mãos na Ciência e pela empresa Stemmoz, custeada integralmente pela Associação de Pais da EPM-CELP.

Clube de Programação e Robótica da EPM está de volta para mais um ano letivo!

Com o Clube de Programação e Robótica queremos que os alunos se envolvam na realização de pequenos projetos que lhes permitam compreender o básico da programação por objetos associada à robótica.

A programação, para além de ser divertida, vai ajudar o aluno a desenvolver habilidades e competências importantes para o seu futuro.

Na próxima quinta-feira, dia 12 de setembro, entre as 11h e as 13h teremos no átrio da EPM-CELP uma demonstração de robótica e programação.

Os alunos estão convidados a participar neste evento para ver o que se pode aprender nas aulas extracurriculares de STEM do 3º ciclo.

Aparece e vem experimentar!

"STEM na EPM 23/24"

Mãos na Ciência

Está patente, no átrio principal da EPM-CELP, a exposição dos Brinquedos Científicos, que já vai na sua 11.ª edição.

Este ano integra um expositor, informativo, de robótica e programação que se apresenta como uma valência no curriculum dos alunos.

Na semana de 27 a 31 de maio de 2024, todas as turmas do 3º ano da Escola Portuguesa de Moçambique, visitaram o Planetário, para assistir à “Dança da Terra e da Lua”.

“Na semana de 27 a 31 de maio, cada uma das turmas do 3º ano visitou o Planetário durante uma hora.

O que é que os jogos matemáticos têm a ver com a aprendizagem da Matemática?

Então, vejamos!

Ao longo deste ano letivo, os alunos das docentes Juliana Silva e Elisabete Oliveira tiveram oportunidade de conhecer, explorar e jogar jogos matemáticos. Alguns, desconhecidos dos alunos, como por exemplo “O Reverse”, “Jogo do 24”, “Acerta no Cem”, outros mais populares, como o “Mikado”, “Xadrez”, “Escadas e Serpentes” e o “Jogo do Galo”, estiveram disponíveis, permitindo de forma consistente e lúdica, trabalhar competências em diversas áreas de desenvolvimento, tais como: a linguagem, a leitura e a compreensão do vocabulário, a capacidade de análise e estratégia, a atenção, concentração, e memória, o raciocínio lógico, o cálculo mental, entre outras.