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A celebração  do 25.º aniversário continuou hoje na nossa Escola, entre aplausos e cânticos de parabéns. Assumiu-se o compromisso  de continuar a promover a excelência educativa. Alunos, professores, funcionários, pais e encarregados de educação, juntaram-se, em dois momentos, para celebrar as bodas de prata, um de manhã e outro  à tarde,  possibilitando a participação de todos. Em nome da Direção, a Dra. Luísa Antunes,  reiterou as dinâmicas e o desenvolvimento da Escola e as relações criadas aqui, entre a comunidade educativa, ao longo dos 25 anos de existência. Intervieram também os  outros elementos da Direção, bem como os representantes  da Associação de Pais e Encarregados de Educação, da Associação de Estudantes e a Comissão de Finalistas 2024/2025.

A equipa do Projeto da EPM-CELP “Mabuko Ya Hina (Os Nossos Livros)”, constituída por Ana Albasini e Rosário Chaveiro, e as técnicas do Departamento de Documentação do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, Sandra Madeira e Isaura Raso, visitaram as escolas vencedoras do Festival “Escolas Com Livros 2024”, entre os dias 20 e 22 de novembro do corrente ano, para procederem à oferta dos prémios aos alunos e à entrega dos certificados de classificação aos diretores e professores.

Os 25 anos da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) refletem a  nobre missão de representar Portugal, projetando-se, assim, como um veículo privilegiado da difusão da língua e da cultura portuguesas, no quadro do aprofundamento das relações de cooperação nas áreas da educação e da divulgação da língua portuguesa entre Portugal e Moçambique.

As turmas C do 10.º ano e A3 do 12.º ano receberam na passada sexta-feira, dia 15 de novembro, um “prémio” especial, as assinaturas anuais do jornal Púbico.

O Plano Nacional das Artes em parceria com o jornal Público, do grupo SONAE, promovem a atividade “O jornal como recurso pedagógico”, que visa fomentar a literacia mediática nos alunos de ensino secundário cujas escolas integram o PNA.

No ano letivo de 2024/25, as duas turmas referidas irão desenvolver um projeto de jornal escolar como recurso pedagógico, razão pela qual lhes foram atribuídas as assinaturas digitais do Público.

Estão de parabéns todos os alunos envolvidos e as suas professoras!!!

Concluiu-se, na passada sexta-feira, dia 8 de novembro, o ciclo de videoconferências proferidas pela Doutora Ana Sofia Paulino Afonso, do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, integradas no programa “O espaço vai à Escola”, uma iniciativa do ESERO Portugal e Ciência Viva.

Crédito da imagem: Breakthrough Listen

Realizou-se no dia 7 de novembro, em videoconferência, mais uma palestra do ciclo de conferências integradas no programa “O espaço vai à Escola”, proferidas pela Doutora Ana Sofia Paulino Afonso, do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto.

Desta feita, perante uma plateia de alunos do ensino secundário da Área das Ciências e Tecnologias e vários professores, discutiu-se o papel da Inteligência Artificial na Astronomia e Ciências do Espaço, refletindo-se sobre o modo como esta nova ferramenta digital poderá revolucionar a forma como estudamos e percebemos o espaço, permitindo-nos melhorar a compreensão do Universo.

No passado dia 1 de novembro, realizou-se uma palestra online do programa do Ciência Viva “O espaço vai à escola” destinada aos alunos do 12.º ano do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias da EPM-CELP, intitulada “A física dos wormholes: viagens no tempo e paradoxos”, orientada pelo Doutor João Luís de Figueiredo Rosa.

O ciclo de palestras online, inserido no programa do Ciência Viva “O espaço vai à escola”, iniciou, hoje, de forma mágica, colocando as oito turmas do pré-escolar numa viagem pelo mundo dos planetas. A astrofísica Ana Sofia Paulino Afonso, do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, dirigiu a sessão e dissipou várias curiosidades dos alunos.

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